Como cancelar compras no cartão de crédito?

Já falamos por aqui sobre alguns cuidados a respeito do cartão de crédito, controle, cuidados, entre outras informações. Ainda falando sobre o assunto, desta vez, ensinaremos como cancelar compras no cartão de crédito. É possível? Sim, é possível.

Geralmente não é algo que passa com frequência em nossas cabeças, mas, imagine se de repente realiza uma compra e percebe que o limite está quase estourando e precisa do cartão de crédito para outra compra?

cancele o cartão de crédito com uma ligação

Cancelar uma compra no cartão de crédito é muito simples e te convido a continuar lendo esse artigo para você ter uma ideia da simplicidade e também de algumas situações que nos forçam o cancelamento. Claro, você talvez não queira cancelar alguma compra, mas saber que existe como é sempre importante.

1 – Comprou no cartão de crédito e se arrependeu

Acredite, isso é algo muito comum, ainda mais com os portadores de cartão de crédito que acabam comprando por impulso. No momento do calor, não conseguimos nos segurar, mas basta virar as costas da loja que a nossa consciência começa a palpitar em nosso ouvido.

Digamos que você comprou pela internet ou pelo telefone, ao receber o produto, viu que não era aquelas coisas e decidiu devolver e cancelar a compra. Você pode fazer isso devido ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) que dá sete dias para o comprador se arrepender do produto.

você pode cancelar a compra no cartão de crédito caso se decepcione com o produto

Por isso, se comprou alguma coisa e se arrependeu, nada mais adequado que acionar prontamente a loja para realizar os tramites de cancelamento. Os produtos comprados pela internet são mais fáceis de conseguir cancelar e os revendedores devem até repassar o protocolo de cancelamento.

Independente de onde comprou, não se esquece de anotar esse número de protocolo tão importante para futuras reclamações, ainda mais por estar lançado em seu cartão de crédito. Lembre-se: segurança demais nunca é o bastante.

Outro detalhe importante: não pense que receberá o dinheiro em espécie, depois do cancelamento realizado, o valor será estornado e entrará em seu cartão como crédito para você.

2 – Comprou algo no cartão de crédito e no final das contas não curtiu?

De repente você comprou aquele produto que tanto ansiava, mas, ao chegar em suas mãos, viu que não era nada daquilo ou, acabou ficando decepcionado por causa de algum defeitinho. Esse é um tipo de compra que pode ser facilmente cancelada.

Digamos que você comprou uma roupa e não curtiu seu caimento, você pode trocar no prazo de 30 dias diretamente com o revendedor. Esse tempo vale para todo e qualquer produto não durável que tenha comprado, como por exemplo: comidas, produtos de limpeza, entre outros produtos que não duram por muito tempo.

Já com os produtos que duram mais, como: celular, carro, geladeiro, entre outros, o prazo para entrar em contato com o vendedor é de 90 dias.

E olha que interessante, esse tempo começa a valer no momento que você percebe o defeito que tanto lhe incomoda. Agora, se o vendedor não conseguir dar jeito em sua situação.

esteja sempre informado sobre os limites de seu cartão de crédito

Neste momento você poderá entrar em contato com a administradora de seu cartão de crédito para cancelar a compra, mas para isso você precisará ter algum documento e os números de protocolo para comprovar sua reclamação.

A administradora cancelará a compra e entrará em contato com o vendedor para maiores esclarecimentos e retornará o contato com você, cliente, em um prazo de quarenta e cinco dias.

Uma dica importante para compras pela internet: se você recebeu um produto, abra-o diante do entregador e se por ventura encontrar algum defeito, devolva-o no mesmo instante para facilitar todo o processo.

3 – Comprou mas cobraram valor errado

Isso é algo bem comum de acontecer, às vezes, um determinado lançamento entra em duplicidade em nosso cartão de crédito. Para cancelar tal situação, basta ligar na empresa que lhe vendeu o produto que eles arrumam rapidinho.

Agora, se você perceber uma cobrança indevida, ligar para a empresa e não darem uma solução, acione a administradora do cartão de crédito e relate todos os acontecimentos para eles entrarem no assunto.

4 – Uma compra que apareceu do nada em sua fatura

De repente, você olha a fatura de seu cartão de crédito e encontra um lançamento que não realizou. Isso é algo bem comum e a primeira atitude que deve tomar é ligar prontamente para a administradora de seu cartão.

Eles farão algumas perguntas para terem certeza que realmente não realizou a compra e, obtendo todas as informações que comprovem, cancelam a compra, o cartão e para sua segurança e para deles, manda um novo cartão de crédito.

apareceu uma compra alta em seu cartão de crédito?
Obsessed compulsive on line shopper or gambler checking results in a laptop at home

Outro detalhe importante antes de finalizar o artigo é chamar atenção para uma prática que pode ser penalizada por lei. As administradoras de cartão de crédito não podem enviar nenhum cartão sem a sua solicitação, por isso, caso tenha recebido algum, você pode reclamar nos órgãos competentes.

Como viram, cancelar uma compra em seu cartão de crédito não é apenas possível, como ainda permitido pela lei. Por isso, se comprou algum produto e acabou se decepcionando ou encontrando algum defeito, é o seu direito de consumidor, cancelar a compra.

Quanto as cobranças indevidas. Algumas pessoas preferem olhar os lançamentos de seu cartão de crédito somente quando está próximo de vencer. Isso pode gerar um problema caso seja cobrado ou tenha algum lançamento indevido.

É preciso estar sempre de olhos nos lançamentos e de preferência em horário útil para poder entrar em contato prontamente com o banco para solucionar o seu problema antes que lhe cause mais incômodos.