Como poupar dinheiro ganhando pouco?

Quer poupar dinheiro ganhando pouco e não sabe como fazê-lo? Neste artigo daremos algumas dicas incríveis de como você realmente pode economizar ganhando pouco. Sei que às vezes isso é algo que parece impossível, mas, acredito, isto é algo que pode ser extremamente possível.

Hoje em dia as coisas estão bem difíceis para a população. por causa de: Salários baixos, desemprego aumentando na mesma velocidade que o preço dos produtos nos supermercados. Isso é algo que complica e muito, pois precisamos estar atentos para problemas inesperados. E por isso a importância de aprender como poupar dinheiro ganhando pouco, enfim, um dinheiro guardado, sem dúvida alguma, não faz mal para ninguém, não é verdade?

saiba que é possível poupar dinheiro ganhando pouco

Tudo bem, sei que ganha pouco e o dinheiro mal da para pagar suas dividas, no entanto, precisamos criar algumas rotinas para, pelo menos, economizarmos um pouco de nosso suado dinheirinho. Se você sabe da necessidade de fazer um pé de meia, convido a continuar lendo esse texto, por certo, até terminá-lo, terá algumas dicas que poderão te ajudar e muito.

Para que tenho que fazer uma reserva financeira?

Antes de partirmos para as dicas de como poupar dinheiro ganhando pouco, nada mais útil que chamarmos atenção para o porque criar uma reserva financeira, afinal, todos nós precisamos ter uma reserva para garantir situações inesperadas. A verdade é, não sabemos o dia de amanhã e problemas costumam aparecer do nada.

Algumas pessoas não se importam com essas coisas pois acabam se apoiando no cartão de crédito, aliás, já falamos sobre alguns cuidados para não gastar mais do que pode e se endividar mais ainda.

poupar ganhando pouco deve ser realizado com muita paciência

Também já falamos de reservas financeiras e poderá ler mais detalhadamente conforme já escrevemos por aqui, mas, só para resumir, ter uma reserva financeira pode ajudar e muito aquela despesa inesperada, aquele gasto com algum móvel ou qualquer outra despesa. Sem mencionar na segurança de saber que tem uma certa quantia guardada.

Economizar ganhando pouco não é uma das tarefas mais fáceis

Economizar quando ganhamos muito já não é uma coisa tão fácil, imagina para aquele que ganha menos… Por esse motivo, as pessoas acabam recebendo em uma mão e pagando com a outra, mas isso é algo frustrante pois você acaba sentindo que ganha apenas para quitar suas contas.

Por isso a necessidade de economizar até mesmo, ganhando pouco, para ver o resultado de seus esforços. Isso nos traz uma sensação de bem-estar ao saber que todo nosso sacrifício tem um resultado, tudo bem, é pequeno, mas pelo menos você está vendo.

E agora que já falamos sobre algumas razões para poupar dinheiro ganhando pouco, nada mais útil que darmos algumas dicas para ajuda-lo a economizar o seu tão suado dinheiro. Pronto para encarar? Então vamos seguir em frente.

12 Dicas de como economizar ganhando pouco

1 – Registrando tudo que sai

Para conseguirmos economizar nosso dinheiro, primeiramente precisamos controla-lo. E por essa razão, começamos nossas dicas de como poupar dinheiro ganhando pouco chamando atenção para esse detalhe.

Se você quer economizar ganhando pouco, primeiramente terá que controlar seu dinheiro. E isso é algo possível somente com disciplina e organização. Algumas pessoas tentam fazer isso guardando todo e qualquer tipo de nota fiscal.

para poupar ganhando pouco dinheiro você precisa manter tudo anotado

Use a tecnologia para anotar tudo que sai e entra em sua conta

Isso é algo bacana? Sim, com certeza, contudo, no decorrer dos dias sua carteira vão enchendo de papel e é mais fácil de perder ou esquecer sobre determinado valor. Outras pessoas preferem anotar seus gastos no final do dia, mas, geralmente acabam esquecendo de determinado gasto.

Precisamos utilizar a tecnologia ao nosso favor e por isso, nada mais interessante que recorrer aos Apps que ajudam nessa difícil tarefa de organização financeira. Com o aplicativo instalado em seu celular, poderá anotar a despesa logo após sua compra, reduzindo as chances de perder algum centavo.

É chato fazer isso? Pode até ser, ainda mais no começo, mas depois de algum tempo além de economizar e ter mais dinheiro no bolso, perceberá que realizará tal anotação praticamente no piloto automático.

2 – Compreenda seus gastos e ganhos

Conhecer nossos gastos e ganhos pode nos ajudar a economizar. Criando uma rotina de marcar seus gastos, conhecerá e saberá distinguir o que precisa do que não precisa e assim utilizar seus proventos em materiais realmente importantes.

Mas, se você realmente quer economizar uma grana ganhando pouco, a organização é fundamental para seu sucesso. Outra razão para manter seus gastos controlados e anotados. Para compreender seus gastos e ganhos você precisa saber onde estão sendo utilizados, como resultado, você poderá ter um maior controle.

3 – Simplifique seus gastos

Mais uma dica importante de acordo com as primeiras dicas. Ao conhecer onde está gastando seu dinheiro, poderá selecionar onde costuma gastar mais: alimentação, lazer, roupas ou transporte?

Quando passamos a anotar nossas despesas, podemos observar e selecionar o que é supérfluo do que é necessário, por isso a importância de anotar seus gastos e cortar os gastos que acabam acontecendo por impulso. Cortando-os, terá mais dinheiro sobrando.

Alguns aplicativos são importantes para quem precisa poupar dinheiro ganhando pouco

4 – Trace metas

Quer chegar em um determinado lugar? Sem um plano, sem traçar uma meta, você chegará lá de forma desgovernada, por isso a necessidade de traçar metas. Como por exemplo: descobriu onde gasta mais seu dinheiro? Agora chegou o momento de criar metas de economias.

Uma boa meta para se economizar ganhando pouco é: pegue o seu salário líquido (ou seja, já com os descontos) e direcione uma parte para as contas importantes, por exemplo: água, moradia, luz, alimentação.

Destine 15% para suas prioridades e os outros 35% para gastos com: estilo de vida, lazer e outras necessidades da família que não se encaixam nas demais categorias, assim sendo, você sempre terá um determinado valor substancial para guardar.

5 – Tenha em mente um valor para poupar

Outra forma bem interessante para se poupar dinheiro ganhando pouco é, em primeiro lugar, estipular um valor a ser guardado assim que receber seu pagamento. Estipule um valor e por menor que seja, pense nele daqui alguns meses, por exemplo, R$ 100.00 todos os meses pode garantir um natal delicioso para a família.

Claro que o valor acima é mais para dar uma ideia. Segundo economistas, guardar cerca de 10% a 15% de sua renda líquida é o ideal para gerar uma reserva financeira que lhe deixará, inegavelmente, mais tranquilo em alguma ocasião inesperada.

para poupar dinheiro ganhando pouco, separe uma quantia assim que receber

E mesmo que seu dinheiro chegue ao fim antes do próximo pagamento, não utilize sua reserva para gastos, a não ser que seja algo inegavelmente necessário, como: problemas de saúde, entre outras verdadeiras prioridades.

6 – Pague suas contas em dia

Pagar as contas em dia pode ajuda-lo a não se perder em seu controle e, para evitar preocupações, nada mais indicado que mudar os vencimentos para uma mesma data, dessa maneira, você pagará tudo de uma vez e se ver livre de preocupações.

Mas, caso receba pagamento e vale, você pode organizar as contas para os dias que terá dinheiro. Dessa maneira, você conseguirá selecionar de uma forma mais fácil o que vai lhe sobrar.

7 – Deixe o cartão de crédito na gaveta

Já falamos sobre cartões de crédito por aqui e por isso, e, para quem quer economizar ganhando pouco, ele pode ser um grande vilão pela sensação de poder de compra que nos dá. Algumas pessoas assimilam o cartão de crédito com dinheiro em mãos, quando na verdade, é um empréstimo que tem juros, entre outros encargos, assim pense duas vezes antes de uyilizá-lo.

Prefira pagar tudo a vista e quando não possível, compre apenas o inevitável no cartão, mas, depois, guarde-o na gaveta para não correr riscos de comprar algo por impulso.

8 – Cuidado com os supermercados

Os mercados são os grandes vilões de nossos gastos, ainda mais hoje em dia que as coisas vem aumentando cada vez mais. A primeira dica que dou a respeito de supermercados é algo que aprendi comigo mesmo: se alimente antes de entrar em um supermercado.

A pior coisa que fazemos é fazer compras com fome. Isso resulta em gastos desnecessários pois pensamos em algo para matar nossa fome prontamente e saímos pegando tudo pela frente, e por isso, só percebemos que exageramos quando estamos no caixa observando o valor subindo com as besteiras que, consequentemente, fomos pegando.

Ou seja, antes de sair para as compras, encha a barriga e não esqueça de fazer uma lista de compras de tudo que realmente precisa. Anote tudo, pegue uma caneta para não correr o risco e tenha sempre em mãos, acima de tudo, a melhor amiga da economia: uma calculadora.

fazendo uma lista de supermercado, fica mais fácil poupar dinheiro ganhando pouco

9 – Siga a regra dos 30 dias

Vamos ser francos, comprar determinada coisa que queremos é muito bacana, mas, será que precisamos realmente daquilo? Para saber se realmente precisamos de determinada coisa que desejamos, nada melhor que aderir a regra dos 30 dias. Já ouviu falar?

Funciona da seguinte forma: viu algo que queira comprar? Anote o link, o local para não perder o acesso e aguarde trinta dias para ver se realmente precisa comprar aquilo. Isso serve para qualquer compra, claro que não precisa esperar os trinta dias para determinadas coisas, mas espere para ver se realmente é necessário para você.

evite surpresas e siga as dicas para poupar dinheiro ganhando pouco

10 – Compre produtos usados

Alguns produtos usados podem ser trocados ou até mesmo comprados por valores bem abaixo dos produtos novos. Hoje em dia existem grupos espalhados pela internet repletos de produtos que funcionam e estão em ótimo estado de conservação, então dar preferência para tais aquisições pode ser, principalmente, uma ótima saída para mais dinheiro no bolso.

Tudo bem, é um produto usado, mas funcionando é o que importa. Além de ajuda-lo a economizar uma grana alta, produtos usados geralmente são comprados à vista e certamente farão a diferença em suas reservas.

11 – 10 segundos uma regra importante

Precisamos de 10 segundos para decidir se algo é útil ou não, por exemplo, se for em alguma loja e se interessar por qualquer produto, pegue-o, olhe-o e pense por 10 segundos e se pergunte se: realmente precisa disso? Para que usarei isso?

Se você conseguir uma ótima resposta, ótimo, leve o produto consigo. Entretanto, se não conseguir, nada melhor do que deixa-lo em seu devido lugar. Algumas pessoas preferem dar uma passeada com o produto em mãos para decidir, caso for o seu, lembre-se: não abandone-o em qualquer lugar.

12 – Viva o minimalismo

O minimalismo é um estilo de vida voltado para aquilo que realmente precisamos, ou seja, vivendo nossos dias com realmente aquilo que precisamos, como por exemplo: um celular. Hoje em dia os celulares são repletos de inúmeras funções, são tantas que mal utilizaremos 10%, não é verdade?

Então a pergunta que faço é: para que comprar um celular de última geração se você mal vai usar 10%? Os lançamentos custam caro e, muitas pessoas, utilizam mais como objeto de adorno e não se importam de se endividarem até as tampas.

Mas, você realmente precisa de um celular assim? Você tem um computador em casa e apareceu outra geração que é bem melhor? Mas o seu anterior não está funcionando? Cumprindo o seu papel? Para que trocá-lo?

Entendeu o conceito de minimalismo?

Conclusão

E chegamos ao fim de mais um artigo e espero que tenham gostado das dicas de como poupar dinheiro ganhando pouco. Lembrando que, os resultados econômicos demoram um certo tempo para serem substanciais, mas, mantenha-se firme no propósito e com certeza, você verá que guardar dinheiro, mesmo ganhando pouco, de fato, é mais simples do que parece.

Por fim, essas dicas te ajudarão a se reeducar e adquirir uma nova postura diante de seus proventos, por isso, tenha calma nos primeiros dias e recorra para a tecnologia para ajuda-lo a ter acesso a marcações, controles, entre outras funções que podem ser encontrados nos aplicativos de gestão, dessa forma, terá controle de seus proventos e despesas na palma de sua mão.