Tudo o que você precisa saber sobre bancos digitais

Tudo o que você precisa saber sobre bancos digitais

A internet chegou para facilitar cada vez mais as nossas vidas. Hoje em dia temos a facilidade de fazer muita coisa online. Existem aplicativos de transporte, de comida, de estudos, e até de relacionamentos, tudo para tornar mais prático o dia a dia de quem não tem muito tempo disponível.

O trabalho, estudos e família, exigem muito todos os dias e conseguem deixar qualquer um estressado, entretanto a situação se torna muito mais complicada quando necessitamos de serviços bancários, pois sempre são cercados de filas, burocracias e muitas vezes taxas absurdas para utilizarmos um serviço que está longe de ser o ideal.

Para nossa sorte, junto com toda essa evolução tecnológica, criaram os chamados bancos digitais, que muita gente ainda não tem ideia de como funciona e outros relutam em criar uma conta nesses estabelecimentos. Vamos mostrar para você que não é nenhum bicho de sete cabeças, e vão simplificar a forma como você enxerga esse nicho.

Como funcionam os bancos digitais?

Quando temos que escolher um banco para abrir uma conta, devemos levar em considerações fatores como facilidade nas operações e as taxas que a instituição financeira cobra pelos seus serviços, com os bancos digitais, é diferente. Muitas vezes essas taxas nem existem, além da facilidade que temos para abrir uma conta, já que não precisamos ir até um espaço físico munidos de documentação.

Enquanto as agências físicas têm um horário limitado de funcionamento, os bancos digitais em sua maioria, funcionam 24 horas por dia, com o atendimento feito por telefone ou via internet. Essas vantagens se tornam um diferencial para os clientes na hora de escolher um banco, prova disso é que esse ano, as agências digitais já contam com mais de 11 milhões de usuários, que trocaram a burocracia pela praticidade.

Outro fator que influencia a escolha por esse tipo de serviço, é a rentabilidade da poupança, que nos bancos digitais é maior que as agências físicas. Eles ainda possuem a vantagem de fazer saques nos bancos 24 horas sem pagar tarifa, e sem limites.

Vantagens dos bancos digitais

1. Você não precisa sair correndo pra ir na agência

Com os bancos digitais você se verá livre daquele processo chato que é correr para encontrar a agência em funcionamento. Além de enfrentar o trânsito caótico durante o trajeto, o cliente muitas vezes se depara com filas enormes. Com os bancos digitais você vai poder realizar qualquer tipo de transação onde estiver, basta pegar o celular.

2. Maior controle

Com uma conta digital, você terá maior controle de suas finanças, já que todas as suas movimentações são feitas pela internet e você tem acesso ao extrato.

3. Livre de taxas

A maioria dos bancos digitais trabalham com isenção de taxas, e quando cobram, grande parte faz isso de acordo com a utilização, evitando sustos no final do mês.
4. Investimento no cliente

Até os bancos tradicionais estão investindo em serviços digitais, isso porque acaba barateando o serviço ao passo que o torna mais ágil. Esse tipo de ação tem atraído cada vez mais clientes para essa modalidade de banco.

Opções de bancos digitais

No mercado atual temos várias instituições oferecendo esse tipo de serviço, e listamos as principais de acordo com a preferência dos clientes.

Nubank

O Nubank está há alguns anos no mercado e começou como um cartão sem tarifas, mas posteriormente com sua popularização, criou a Nuconta, uma conta digital sem tarifas onde todas as transações são feitas via aplicativo. É possível realizar a abertura de conta online pelo aplicativo do Nubank para celular.

Com a conta do Nubank, o cliente está livre de taxas de manutenção e de transferências para outras redes bancárias. O cliente pode transferir via TED ou gerar um boleto no aplicativo. Por essas facilidades o Nubank já bateu a marca de mais de 8 milhões de clientes.

Banco Inter

É outra instituição totalmente digital, na qual o cliente está livre de tarifas. Assim como outros bancos digitais, a conta no Inter também é feita online, pelo aplicativo do banco e não demora nem 5 minutos. Basta tirar as fotos dos documentos e comprovante de residência e aguardar o retorno da instituição, que é bastante ágil nesse quesito.

Outros bancos digitais possuem a desvantagem de cobrar pelos saques efetuados na rede de bancos 24 horas, mas com o Inter o saque é gratuito, sem contar que você pode efetuar seus pagamentos por meio do QR Code, gerar boletos e depositar cheques por meio de fotografia. Bem prático, não é mesmo?

O Inter oferece cartão de débito e crédito, sem tarifas, sem falar em empréstimos, seguros e financiamento.

Neon

O Neon é outro banco digital bastante simples de se criar uma conta. Basta fazer o download do aplicativo e seguir os passos para criar uma conta de forma gratuita. Quando o cliente deposita 25 reais, a conta já é ativada.

O cliente tem a opção de receber um cartão físico e um virtual, com a opção de cartão internacional sem anuidade e com a opção de pagamento de fatura em débito automático. O Neon tem a desvantagem de cobrar tarifas a partir da segunda utilização no mês, porém eles possuem um programa de fidelidade, o Neon +, que isenta os clientes de algumas tarifas de acordo com seus gastos no cartão de crédito.

Banco Next

Ele é o banco digital do Bradesco e surgiu em 2017. O objetivo é atrair o público mais jovem que não tem tanto tempo disponível para enfrentar filas nas agências bancárias. O Next é bastante procurado pelos clientes por conta dos descontos oferecidos em algumas plataformas como Ifood, Uber, AirBnb e até para compras do Xbox.

Com o plano mais básico do banco, você tem direito a 1 TED/DOC mensal, mas os saques são ilimitados, e você ainda conta com o cartão de crédito Visa Internacional, que não possui anuidade.

Original

O banco Original foi um dos pioneiros em oferecer o serviço totalmente digital. Ele ainda conta com cartão de crédito e débito e gerenciador financeiro. O Original oferece vários tipos de contas, desde aquelas onde não é necessário pagar taxas de manutenção, desde aquelas que possuem mais vantagens para o cliente, porém algumas tarifas são cobradas.

Uma das vantagens do Original é o seu programa de Cashback, no qual o cliente ganha pontos pelas compras efetuadas através do cartão. Esses pontos são convertidos em dinheiro real e creditados na conta do cliente. O tipo de cartão influencia na quantidade de pontos obtidos. O Original também oferece serviços de pagamentos, depósitos de cheques, recargas de celulares e outros.

Agibank

O Agibank oferece cartão de crédito e débito além da sua conta corrente digital que vêm recheada de vantagens como empréstimos, seguros, investimentos e até consórcios. No Agibank o cliente não paga taxa de manutenção, porém as transferências, saques, depósitos e cartões, são livres de tarifas por um tempo determinado. Assim como os outros bancos digitais, a abertura de conta é feita via aplicativo. Outra vantagem do Agibank são os números de pontos de atendimento, que são mais de 600 em várias cidades do país. Através do Agibank Pay, o cliente pode efetuar pagamentos via QR Code.

Esses foram só alguns dos bancos digitais que estão em alta no mercado. Com certeza as maiores vantagens de utilizar esse tipo de serviço, são a economia de dinheiro e tempo. Se estiver buscando praticidade em suas transações bancárias, vale a pena procurar algum dos bancos digitais citados e tirar todas as suas dúvidas a respeito. Isso vai ajudar na hora da escolha. Essa modalidade de serviço é democrática, já que qualquer um pode obter sua conta, e com o número crescente de clientes, os bancos digitais mostram que vieram pra ficar e revolucionar o mercado financeiro.