Criptomoedas: comprar usando cartão de crédito

0 votes

A procura por moedas digitais vem crescendo cada vez mais, por isso as chamadas criptomoedas estão ganhando destaque no mercado e, ao mesmo tempo, gerando dúvidas para quem ainda não conhece muito bem sobre esse universo.

Mesmo que você saiba que elas são uma espécie de investimento, talvez você não entenda como elas funcionam, mas quer descobrir, não é? 

Ainda mais que é possível comprar criptomoedas usando cartão de crédito! Veja mais sobre isso conosco!

O que são criptomoedas, afinal?

O termo “criptomoedas” faz referência às moedas digitais, isto é, são moedas que basicamente não podem ser tocadas – ao contrário das tradicionais moedas que conhecemos do nosso dia a dia – e existem apenas no mundo digital.

moedas digitais em notebook
Fonte: Pixabay/Reprodução

Embora não sejam táteis, as moedas digitais possuem valor monetário. É claro que é preciso lembrar que esse tipo de investimento é instável, no entanto promovem grandes rendimentos e valorizações.

Nenhum órgão governamental atua na autorização, emissão ou controle das criptomoedas, e esse é outro detalhe que as diferenciam das moedas tradicionais. Quem realiza tudo isso, na realidade, são os próprios usuários. 

Por isso, a principal vantagem no uso das criptomoedas é que elas pertencem somente ao dono: governo algum pode confiscá-las mesmo em épocas de crises financeiras, por exemplo.

A tecnologia utilizada na criação das criptomoedas tem o nome de blockchain, um sistema que faz o recebimento e envio das informações pela internet.

Popularidade das criptomoedas

Nos últimos anos, a popularidade das criptomoedas aumentaram consideravelmente, o que se deu a partir do surgimento da primeira criptomoeda do mundo digital – a Bitcoin.

Com alta volatilidade, o Bitcoin sofre inúmeras variações, o que nesse caso diz o seguinte: quanto mais interesse das pessoas sobre ele, mais seu valor sobe. 

Do mesmo modo, não se pode deixar de mencionar que a especulação financeira também auxilia nessa oscilação de valores, afinal as criptomoedas são operadas no mercado de ações.

Quanto mais atrativo for e mais pessoas querendo comprá-las, mais as criptomoedas são valorizadas e o preço sobe. Se há o pensamento de que o investimento é inseguro, tanto as vendas quanto o preço cairão.

Além do Bitcoin, as criptomoedas mais conhecidas hoje em dia são: Binance Coin, Bitcoin Cash, Ethereum, Ripple, EOS e Litecoin.

Tem como comprar criptomoedas com cartão de crédito?

Desde já, podemos afirmar que sim, é possível comprar criptomoedas com cartão de crédito. Essa é uma das alternativas para iniciar nesse mercado de moedas digitais, sendo uma forma bem simples. Em grande parte dos casos, exige-se um cartão de crédito internacional.

Para escolher um cartão de crédito correto, você deve saber qual é o limite mínimo disponível nele e se é possível realizar as compras no exterior. Não esqueça de analisar as taxas de juros e a taxa de anuidade.

É importante mencionar que a questão da compra de criptomoedas por cartão de crédito não é tão econômica, afinal você deve se levar em consideração as taxas de câmbio, as taxas do próprio cartão de crédito e as taxas de blockchain.

Assim, você precisa avaliar todos os detalhes do negócio antes da compra lembrando das taxas cobradas para realizar o serviço de venda de criptomoedas por meio do cartão de crédito.

Na negociação dentro deste mercado, é essencial escolher uma plataforma confiável para a compra e venda de moedas virtuais – o nome para isso se chama exchange.

Primordialmente, procure checar alguns pontos básicos. Estaremos auxiliando nessas questões abaixo!

investimento em cripto
Fonte: Pixabay/Reprodução

O que avaliar antes de comprar criptomoeda com cartão de crédito?

Das principais questões que você precisa prestar atenção estão as taxas, a liquidez e a segurança.

Assim como em qualquer lugar, você pode estar sujeito a golpes, então nada mais correto do que encontrar a melhor exchange para investir nas criptomoedas.

Certifique-se de que a empresa realmente existe

Antes de mais nada, para garantir que a plataforma de cripto existe mesmo e que não se trata de golpe, você pode tomar algumas atitudes. Veja:

  • Verifique se no site desta empresa há dados importantes, como CNPJ, endereço ou quadro societário,
  • Pesquise essas informações no Google e também veja se há matérias na imprensa que citam tal empresa,
  • Acesse o Reclame Aqui para conferir o desempenho e a nota da empresa,
  • No LinkedIn, você pode pesquisar o nome dos criadores e diretores da exchange, já que essa rede social serve para mostrar o perfil profissional dos usuários.

Com essas dicas, já é possível descartar alguma plataforma que poderia lhe dar golpe.

Cuidado com promessas falsas de rendimentos

Na hora de escolher uma exchange, analise se a empresa oferece promessas de rendimentos ou não.

Como comentado anteriormente, o mercado de criptomoedas tem renda variável, por isso sua carteira digital pode valorizar ou desvalorizar. Não existe garantia de lucro, ok? 

Se a plataforma está prometendo rendimentos ou em “retornos garantidos”, descarte-a de imediato!

Verifique a existência de liquidez

Outro detalhe crucial é avaliar o volume de negociações da plataforma de exchange que você deseja contratar. 

Entenda que quanto maior esse número, maior será a liquidez, o que indica que há muitos usuários usando essa empresa para comprar e vender criptomoedas. 

moedas digitais
Fonte: Pixabay/Reprodução

Veja se há segurança na plataforma

A exchange precisa oferecer segurança e proteção contra invasões e ataques de hackers. Portanto, confira esse ponto com muita atenção!

Além disso, é necessário que a plataforma possua a Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo.

Atente-se aos depósitos e taxas

Em questão de depósitos, saiba que as formas aceitas pelas plataformas podem ser diferenciadas. Hoje em dia, algumas empresas já estão aceitando o PIX como maneira de agilizar a compra e venda de moedas digitais.

Sobre as taxas, elas podem incidir sobre a compra, venda e saques. Cada empresa possui suas determinações de porcentagens, então verifique essas informações no site. 

Informe-se sobre os prazos das transações

Os prazos para depósitos e saques também devem ser conferidos antes de escolher a plataforma. Isso pode afetar a sua decisão determinada a partir do seu perfil e estratégia como investidor.

Decida seu perfil de investidor

Analise se você busca por lucros a curto, médio ou longo prazo.

Para quem está iniciando nesse mercado, a sugestão é usar uma plataforma que consiga instruir o usuário, que aceite compras em real e que não deixe de cuidar da segurança das transações.

Desse modo, para operações diárias, você precisa ter mais conhecimento sobre outros detalhes, como quantidade, preço e taxas negociadas na plataforma. Isso você também adquire com experiência, não se preocupe!

Portanto, com todas as dicas e recomendações acima, você percebe que o mercado de criptomoedas é amplo e permanecerá em alta por muito tempo. A vantagem de comprar por cartão de crédito atrai muito mais pessoas que acreditam nessa possibilidade de investimento.

Por fim, pronto para dar o pontapé inicial no segmento de criptomoedas? Boa sorte!