Dicas de como economizar dinheiro: conheça algumas!

1 vote

Já imaginou conhecer várias dicas de como economizar dinheiro? Pois saiba que, agora você pode! E, mais do que isso: além de poder, deve usar cada uma delas que serão aqui trazidas. Para que assim, chegue a uma saúde financeira dos sonhos, sem nenhum tipo de problema.

dicas de como economizar dinheiro
Fonte: Spring Health/Reprodução

Mas, antes de as dicas iniciarem, é preciso ter em mente uma coisa: aonde você deseja chegar! Isso porque, sem saber isso, dificilmente você conseguirá. As pessoas tem uma errada mania de traçarem algo a ser feito, sem objetivos. Ou ainda, acharem que precisam de muito para começar. E aí, o que ocorre? Nem começam. Ou desistem no meio do caminho.

Com objetivos bem traçados, é possível chegar muito além do que as pessoas imaginam. Por isso, tenha em mente que, todo mundo teve que começar um dia. Ninguém fazia ideia do futuro. Não há como prever. A diferença é que alguns tentam e outros não. Então, alguns alcançam resultados e da mesma forma, outros não. Qual das opções você quer seguir? Pense sobre isso. Sempre sabendo aonde deseja chegar. Porque de uma coisa é certa: se você realmente quiser, conseguirá.

Lembre-se ainda que, todo novo hábito, é estranho no início. Afinal, o novo assusta. Então, persista, que sempre será possível. Mesmo sendo mais difícil no começo.

Aprendendo a poupar

como economizar
Fonte: Digipublic/Reprodução

Em meio às dicas de como economizar dinheiro, uma delas é acreditar nos seus sonhos. E as pessoas costumam ter muitos. Do tipo: comprar um carro incrível, sair do aluguel e ter a casa própria. Escreva-os se possível. Custa duzentos mil e você ganha dois? Calma. Quando aprender a poupar, vai descobrir que nada é impossível com organização.

Por isso e para isso, quando se traçam metas, algumas coisas precisam ser deixadas de lado. E isso inclui saídas excessivas com gastos altos, compras de coisas que não precisava. Lembre sempre do estilo de vida que você tem. Algumas pessoas acabam se relacionando e saindo com pessoas de outras classes sociais e se iludem de que aquela também é a sua realidade. Quando, na verdade, além de não ser, está longe disso.

Então, no sentido de dicas de como economizar dinheiro, aprenda a conhecer o seu lugar e não querer sair dele financeiramente falando. Isso te ajudará bastante no sentido de não gastar mais do que pode. Sempre agir com o pé no chão. Ou seja: sabendo das suas possibilidades. E quem consegue isso, nunca se mete em problemas relacionados a dívidas.

Inclusive, hoje, uma das melhores formas de conseguir controlar as suas dívidas envolve anotar tudo o que você gasta. Assim, você toma conhecimento de coisas que nunca imaginou. Às vezes, as pessoas gastam muito mais do que poderiam em almoços ou jantares fora, por exemplo. Mas, nunca chegaram a perceber o quanto isso faz com que as contas aumentem no final do mês. Anotando tudo, isso será possível. Esse olhar diferente para aqueles valores.

Mudando a sua vida financeira

como sair das dívidas
Fonte: FPT/Reprodução

Ainda sobre dicas de como economizar dinheiro, tenha uma boa noção do que é despesa fixa. Ou seja: aquelas contas que virão todo mês e não há como fugir. Depois de saber disso e diminuir do valor que ganha, é hora de colocar uma porcentagem do que sobrou para poupar. E só então, se ainda sobrar algo, esse valor vai para as despesas variáveis e as extras.

Quando a mais dicas de como economizar dinheiro, uma delas, inclusive bem tradicional, é usar a pechincha a seu favor. Saiba que, apesar de muitas pessoas terem vergonha de usar essa opção, é a coisa mais comum do mundo. Pechinchar, pedir aquele descontinho. Negociar. Ficar de olho em todas as promoções. Não deixe de fazer isso, já que, os benefícios são inúmeros.

Comprar apenas o necessário também é fundamental. Sabe aquela coisa de nunca comprar na hora que deu a vontade? Faça isso. Sempre deixe para o outro dia. Assim, se for algo que não quer tanto assim, não precisa, será muito simples. Basicamente a vontade passará. Ou ainda, você simplesmente perceberá que não há necessidade daquela compra. E, de um jeito ou de outro, economizará aquele valor.

Agora, se realmente for algo que deseja e precisa, compre. Por exemplo: está sem calçado para trabalhar e precisa de um tênis novo. Sem problemas. Apenas não há a necessidade de ter vinte tênis.

Conhecendo dicas de como economizar dinheiro

dicas de como economizar dinheiro
Fonte: Woobsing/Reprodução

Lembre ainda que, sobre as dicas de como economizar dinheiro, existem produtos em que, em determinada época do ano são bem mais em conta. Quer ver um exemplo? Digamos que você precise muito de blusas de inverno. No final da estação, com o verão se aproximando, as lojas costumam fazer inúmeras promoções de blusas. Caso consiga, aproveite essas promoções. Com certeza, não se arependerá, já que, os valores costumam ser bem atrativos.

Outra questão envolve o trabalhar longe de casa e não poder fazer as refeições em casa. Nesse caso, se possível, coma na própria empresa. Isso fará com que você economize. Se não tiver refeições, você pode ainda fazer comida em casa e levar apenas para esquentar ou comprar marmitas. A ação permitirá que você economize bastante. Até muito mais do que você pode imaginar.

Muita gente não faz ideia do que pequenas ações de economia fazem de diferença no orçamento final. Por isso a dica anterior de anotar tudo. Anote por alguns meses e perceberá coisas e valores absurdos gastos sem necessidade!

Claro, isso se o seu foco realmente for economizar. Existem pessoas que gastam muito e não ligam para isso.

Se acabar tendo algumas dívidas e precisar pagar por elas de imediato, mais uma dica é cuidar com como fará isso. Por exemplo: fuja do parcelamento com o cartão de crédito. Os juros são abusivos. Tente primeiro emprestar o dinheiro de algum parente ou amigo. Se não der certo, aí sim recorra a outras possibilidades, como empréstimos. Mas, essa deve ser a sua última opção. Ou então, poderá ter ainda mais problemas.

Aprenda a poupar e o dinheiro nunca mais será um problema para você. Lembre-se disso.

Descubra agora como sair do vermelho: dicas!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *