Economize energia: aprenda e pague menos!

1 vote

Uma das melhores coisas a serem feitas, que se encaixa inclusive como dica, envolve: “economize energia”. Isso porque, além de isso fazer toda a diferença quando o assunto são os seus gastos, o planeta agradece.

economize energia
Fonte: IED/Reprdução

Mas, nem sempre esta é uma tarefa fácil. E isso envolve vários motivos. O primeiro deles é muitas vezes as pessoas nem se darem conta da energia que vem consumindo. Mais do que isso: que, pequenos detalhes, como desligar o chuveiro enquanto passa a máscara para o cabelo, fará diferença no final.

 

Que a luz que fica acesa sem necessidade ou o carregador que passa o dia na tomada, se fossem desligados, fariam com que você auxiliasse o planeta na busca por um mundo melhor. Por isso, leve essa dica em consideração e economize energia. Sempre que puder, em qualquer situação.

Para isso, agora você terá acesso a algumas dicas que podem te ajudar bastante com relação a esse assunto. Enquanto as lê, já pense se você as coloca ou não em prática. Se sim, ótimo. Se não, como isso pode começar a ser implementado em meio a sua rotina? Pois, lembre-se que, falar é fácil, fazer é que são elas. Assim, se conseguir pensar na parte prática em conjunto, ótimo.

Economize energia e tenha benefícios

economize energia
Fonte: USAFA/Reprodução

Mais um dos pontos que precisa ser entendido é que, você é a pessoa que mais se beneficia quando o assunto é o economize energia. Isso porque, quem passará a pegar menos por sua conta, é você. Então, o seu bolso ganha com isso.

Sem contar que hoje, no Brasil, o país todo está com problemas quanto ao valor da conta de energia. Isso porque, o que ocorreu foi um reajuste da bandeira vermelha. Ou seja: aumento do valor da conta de energia. E ele promete permanecer por mais um tempo ainda.

Todavia, se o seu receio é que é quase impossível economizar, saiba que, isso é um mito. Existem inúmeras possibilidades. Você só precisa escolher aquela ou aquelas que melhor se encaixa(m) na sua realidade.

Se você tem ar em casa, por exemplo, leve em consideração algumas coisas. Como, por exemplo: evitar temperaturas frias demais, não ligá-lo quando não há necessidade. Também mantenha as portas fechadas, evitando assim, a saída do ar frio. E sempre que não estiver no ambiente, desligue o ar. Só nessas ações, você já economiza mais do que pode imaginar.

Inclusive, caso você seja uma pessoa atenta aos detalhes, sempre preste atenção na sua conta de energia. Como ela tem vindo? O quanto ela vai diminuir depois dessas ações?

Caso more em um lugar que faz muito frio, há mais um detalhe relevante. Que envolve o fato de que, muito tempo no chuveiro quente pode aumentar bastante a sua conta. Então, se gosta de um banho demorado, economize energia. Passe a diminuir o tempo aos poucos, até que tenha conseguido fazer isso por completo.

Aprendendo a gastar menos energia

energia
Fonte: Health Facilities Management/Reprodução

No caso da geladeira, também é possível caprichar. Por isso, economize energia nesse quesito também. Como? Verificando diversas questões. Uma delas é a vedação do produto. E, uma dica muito simples nesse caso é verificar se a borracha da geladeira tem fechado certinho ou não. Já que, quando esta parte está com defeito, acaba que, o valor da conta de luz aumenta, porque a troca de calor passa a ser mais exigida.

Em alguns casos, incsluive a geladeira estar próxima ao fogão pode fazer com que se gaste mais. Sabia? Economize energia nesse pequenos detalhes. São eles que farão a diferença no final.

Agora, mais um detalhe. Há quem possui, além da geladeira, o freezer. E isso também pode gerar problemas na conta de energia. Por isso, nada de deixar o freezer ligado, se não estiver fazendo uso dele. Certo? Até porque, a energia que ele consome costuma ser bem grande. Da mesma forma que a geladeira, o freezer também não deve estar perto, nem do fogão, nem em contato com a luz solar. Assim como, abrir e fechá-lo sem necessidade não é algo que deve acontecer.

Porém, lembre: mantenha-o desligado se não usar. Só que não queira ficar desligando-o à noite para ligá-lo no outro dia. Isso pode inclusive fazer com que os produtos que estão nele, estraguem.

Cuidados com relação a: economize energia

energia
Fonte: Family and Kids Magazine Columbus GA/Reprodução

Economize energia sempre que possível. Nem precisa pensar sobre. Surgiu a oportunidade de economizar? Ótimo, faça isso. Quanto à lavar roupa, esqueça a ideia de ficar lavando de pouco em pouco. Deixe acumular mais roupas e só então, lave-as. é claro que, em alguns momentos, pode ocorrer um imprevisto e acabar precisando lavar menos. Mas, não se acostume com essa ideia.

Usar bons produtos em meio ao seu lavar roupa também lhe auxiliarão. Isso porque, a roupa ficará limpinha e o retrabalho será evitado. Já pensou lavar tudo e não ficar do jeito que você espera? E depois ter que acabar lavando tudo de novo? O seu economize energia vai por água baixo, nesse caso.

Na máquina, a ativação do modo econômico também pode fazer com que aconteça bastante economia. E, caso tenha dúvida disso, como dito anteriormente, vá analisando/comparando as contas de energia. Assim, poderá ir vericando o que realmente faz ou não diferença no valor. Isso porque, não há como generalizar, já que, as marcas das máquinas são diferentes. Assim como, das geladeiras e assim por diante.

Só mais um detalhe com relação a lavar roupa: algumas máquinas contam com a opção de água quente. Se possível, opte pela água fria. Isso tambem lhe permitirá economia de energia.

Para quem não sabe, há ainda um horário de ponta. Ele nada mais é do que um período em que a energia fica mais barata. Que é entre 18h e 21h. Por isso, seria o horário mais recomendado para gastar energia, quando recomendado. Porém, os estados podem ter variações quanto a isso. Gostou? Viu que economizar energia não é tão difícil assim?

Descubra agora a como limpar o nome: deixe de ser negativado!

Postagens relacionadas