Tudo sobre o dropshipping: vale a pena ou não?

Quando a internet estava dando seus primeiros passos, muitos usuários tinham certo receio em realizar transações bancárias ou compras pela internet, mas, com os avanços da tecnologia, isso foi se tornando mito e acabou abrindo novas formas de comércio. Um deles falaremos logo mais: dropshipping.

O dropshipping, na verdade, nada mais é que uma nova solução que vem de encontro a um dos meios de comércio pela internet que vem crescendo cada vez mais a cada ano que passa: o e-commerce. Uma ferramenta de extrema importância para os comerciantes e prestadores de serviços que querem ter mais lucro através da internet.

dropshipping é possível ganhar dinheiro online
Portrait of a happy woman using laptop computer on the floor

Logo abaixo você terá acesso a informações importantes a respeito do dropshipping nacional, como por exemplo: para quem ele é indicado, suas vantagens e desvantagens, os melhores fornecedores, enfim, apresentaremos de uma maneira que entenda melhor essa nova tendência de mercado.

Dropshipping nacional: o que é?

O dropshipping nacional na verdade é um conceito, uma nova modalidade de comércio pela internet, onde o vendedor não mantem estoque dos produtos comercializados, ou seja, sua atuação é mais como um intermediário nas vendas.

A grosso modo, podemos dizer que o dropshipping funciona da seguinte forma: o comprador confirma a compra com o vendedor que, por sua vez entra em contato com o fornecedor do produto comprado e enviado para o parceiro cliente que dá continuidade nos procedimentos.

Essa nova forma de comércio traz algumas facilidades para a logística da empresa. Esse tipo de processo exclui algumas etapas do processo conhecido, tais como: separação, embalagem, envio, acompanhamento, entre outros, tornando o processo muito mais simples.

Minha empresa pode adotar o dropshipping?

Essa nova modalidade de comércio é indicada para empresas que estão começando no mercado ou pequenas empresas. Já as consolidadas que contam com uma saída maior de seus produtos, não é recomendado por não ser vantagem.

entregas com dropshipping

Como disse no começo do artigo, o dropshipping conta com vantagens e desvantagens. E se você se interessou nesse novo conceito e quer conhecer um pouco mais a fundo, continue lendo.

Quais são as desvantagens e vantagens do dropshipping?

Essa observação serve para todo e qualquer nova modalidade de negócio. Se você é lojista e está querendo implantar um novo conceito, seja ele qual for, primeiramente, é preciso estudar todas as suas funções, características e se traz resultados lucrativos ou não para seu negócio. Sobre o dropshipping, abaixo uma relação de prós e contras:

Dropshipping e seus benefícios

  • Você não precisa ter um alto investimento: no dropshipping, por ser um intermediador, você não precisa manter um estoque, ter um espaço, entre outros custos que exigem uma empresa. Você pode iniciar sua loja facilmente apenas tendo um computador e uma conexão wi-fi.
  • Já teve problemas com envio de produtos? Reclamações dos clientes por causa de atraso entre outras coisas que derrubam sua avaliação? Sem mencionar nos altos custos? Empresas que trabalham com dropshipping contam com facilidades para entregar seu produto com mais segurança e o melhor, com um valor mais acessível por contarem com transportadoras.
  • Menores gastos, maiores investimentos: adotando essa nova modalidade é possível operar uma empresa com um capital de giro menor, podendo economizar na logística e aproveitar a economia para investir em marketing e divulgação dos produtos;
  • Sem prejuízos de estoque: uma das vantagens mais importantes que deve ser observada é a redução de riscos de estoque parado que gera prejuízo para o negócio. Com o dropshipping isso não acontece por não trabalhar com estoques.
tênis sai muito bem com dropshipping

Dropshipping e suas desvantagens:

  • Redução de lucros: apesar de suas vantagens, o dropshipping acaba trazendo um efeito colateral que seria a redução dos lucros, no entanto, algo que pode ser contornado mediante ao aumento de vendas, por isso, investir em marketing pode ser uma grande solução para driblar esse problema.
  • Escolhendo o nicho correto: sabemos que a concorrência atualmente é muito grande e por isso precisamos escolher um nicho de trabalho que tenha saída e que nos traga retorno e muitas vendas;
  • Indisponibilidade de produto: é preciso tomar extremo cuidado com os produtos oferecidos, afinal de contas, algumas empresas aumentam seus valores ou simplesmente tiram de linha determinado produto. Por essa razão, é preciso estar sempre de olho em seus fornecedores e nos produtos que oferece para não vender algo por um valor que não pode entregar ou manter o valor informado;
  • Problemas no envio de produtos: uma das maiores desvantagens desse método de trabalho é o envio de mercadorias que, dependendo dos fornecedores e de outro seu cliente compra, pode gerar um custo maior. E outra, é preciso ter um controle maior acerca do prazo de entrega para o cliente não se sentir lesado.

Fornecedores no Brasil

O dropshipping abriu e aqueceu os negócios da internet e algumas empresas começaram a importar produtos dos Estados Unidos e da China, no entanto, alguns fornecedores começaram a surgir em território brasileiro. E para as empresas que preferem trabalhar com produtos nacionais, abaixo temos alguns fornecedores importantes.

  • Empório Bags: atua com carteiras, bolsas, cintos e acessórios femininos;
  • Imagem Folheados: com folheados em prata, ouro e bijuterias;
  • Atacado Barato: roupas, calçados e acessórios em geral;
  • Mix Barato: trabalho no segmento de tênis e acessórios.

Se você achou interessante as empresas mencionadas acima e gostaria de trabalhar com algum delas, recomendamos que antes realize uma pesquisa a respeito de sua confiabilidade e profissionalismo, incluindo: avaliações e empresas que já trabalham com tais fornecedores.

lingerie em dropshipping

Ao escolher uma dessas empresas, entre em contato e converse a respeito das vantagens de se trabalhar com dropshipping. Se existem valores diferenciados entre outras facilidades para poder investir nessa metodologia de trabalho.

Notas finais para um dropshipping de sucesso

Observando a necessidade de fornecedores para o e-commerce, no dropshipping, saiba que contam com uma importância ainda maior, pois seus parceiros atuarão diretamente com os clientes de sua loja virtual e por isso a necessidade de se trabalhar com uma empresa que tenha um ótimo custo, beneficio e produtos de qualidade.

E agora que você conhece um pouco mais a respeito dessa nova tendência de mercado, dropshipping, nada mais interessante que avaliar os prós e contras, entrar em contato com seus possíveis fornecedores e começar a ganhar dinheiro intermediando vendas pela internet.

Lembrando que o sucesso de seu negócio está no empenho e na disponibilidade e ações para chamar atenção de possíveis clientes, por isso a necessidade de escolher um nicho realmente vantajoso para seus negócios, visando a necessidade de seus clientes. Boa sorte!