Investimentos financeiros: os principais tipos e quais ativos comprar!

0 votes

Quando o assunto envolve investimentos financeiros, você é que tipo de pessoa? Aquela que tem receio e por isso, muitas vezes não investe da forma como deveria? Ou a que investe certo? Tem ainda a que não tem receio, e por isso acaba se precipitando.

investimentos financeiros
Fonte: Pinterest/Reprodução

Mas, calma, independente de qual tipo de investidor você seja, saiba que, aprenderá coisas aqui que poderá levar para o resto da vida. Inclusive quando o assunto é saber investir, como e quanto.

Só que, existem coisas que você precisa saber/entender, para que as coisas funcionem. E uma delas envolve o fato de que, existem muitos tipos e formas de investir. Por isso, sair investindo na primeira que aparecer ou naquela que alguém te contar que é a melhor, nem sempre é uma boa ideia. Tente explorar melhor o mundo dos investimentos antes e assim, descobrir tudo o que ele tem a proporcionar. Só depois disso, de conhecer possibilidades, é a hora de escolher qual delas melhor se encaixa na sua necessidade.

E, um detalhe: sempre com calma. Afinal, estamos falando sobre investimentos financeiros. Ou seja: no que acontecerá com o seu dinheiro. Que você tanto teve trabalho para conseguir. Não vai querer acabar fazendo algo que possa prejudicar esse valor, não é mesmo? Muito pelo contrário, quer investir, fazer ele gerar ainda mais valor.

Tipos de investimentos financeiros

Investimento financeiro
Fonte: Twitter/Reprodução

Os tipos de investimentos financeiros variam bastante. E isso é muito bom. Afinal, essa variação permite que diversas coisas ocorram. Como benefícios para a sociedade. Há investimentos mais voltados para um perfil de pessoa ou para outra. Há aqueles ideais para quem tem empresa, por exemplo. Ou para quem ganha mais ou menos. O mais importante em meio a isso é traçar um perfil do que você quer e como e depois desfrutar dos benefícios.

E uma dica já de cara é não ter pressa. Não pense que, do dia para noite, vai dobrar o seu patrimônio, porque não vai. Inclusive, os melhores investimentos, mais rentáveis, são aqueles em que seu dinheiro fica um tempo x naquela operação. Então, você não poderá tirar ele dali por aquele tempo determinado. Há ainda os de mais risco e os de menos. Mas, quanto mais risco, mais chances de ganhar dinheiro. O que varia aqui é muito o quanto a pessoa quer ou não arriscar.

O que se sabe mesmo é que, deixar o dinheiro na poupança deve ser uma das suas últimas opções. Já que, o juros que receberá lá, pode ser muito maior em diversas outras operações. Por isso, só opte por ela caso não queira pesquisar sobre invetimentos financeiros e nem tenha como intuito ganhar tanto dinheiro assim. Ou então, acabará se arrependendo. Mas, calma, cada um dos tipos de investimentos possíveis e disponíveis no mercado serão expostos agora, para seu conhecimento. Permitindo assim que, com as opções, você entenda sobre cada uma e decida qual vai usar.

Entendendo os investimentos e suas possibilidades

Para conhecer os tipos de investimento financeiro, o segredo é pensar em alguns pontos sobre cada um deles. Entre eles, encontram-se os riscos que se tem com a aplicação, a rentabilidade de cada opção. O prazo de investimento que se tem. Custos e taxas da transação e os impostos. E quer ver um exemplo do motivo de analisar esses pontos ser tão importante?

Por exemplo, foi falado sobre a poupança anteriormente. Que ela não é a opção mais rentável. Mas, ela não cobra impostos. Assim, outra pode render quinhentos mil a mais, mas, o valor pago de impostos, é metade disso. Então, é preciso sempre analisar o valor final, que sobra após tudo ser descontado. E, com base nesse valor, entender ainda que existem riscos. Assim, pensar se você está disposto a passar por eles.

Pessoas seguras demais preferem nem começar a fazer esses cálculos, justamente por saber so riscos. E está tudo bem. Só a pessoa que deve tomar essa decisão: investir ou não.

Os investimentos em renda fixa são uma opção e tanto. Os mesmos são assim chamados por já contarem com uma regra de rentabilidade. Ou seja: gerarem aquele valor específico de lucro, sempre. Sem mudanças. A poupança e o tesouro direto são algumas das opções de investimento em renda fixa. Mas, existem muitas outras opções, como o fundo de investimentos.

Apenas mais uma dica: quando for pesquisar sobre as opções, faça isso por você. Nada de ir na onda do que os bancos sugerem, por exemplo. Isso porque, eles costumam ganhar ricas comissões por sugestões acatadas.

Como investir

investimentos financeiros
Fonte: Pinterest/Reprodução

Se a sua dúvida é como investir, preste bastante atenção aos detalhes trazidos nesse momento. Além das rendas fixas, citadas acima, existem as rendas variáveis. Que, como o nome já diz, variam. Isso acontece por fatores diversos. E a saúde e a economia são exemplos. Nesse caso, alguns dos investimentos em questão são ações, fundos imobiliários, investimentos em petróleo. No caso deles, é preciso ter uma atenção maior, já que, algumas quedas podem fazer com que sejam bem prejudicados. A variação do dólar é um exemplo. Pode fazer você ganhar muito dinheiro, ou perder também.

Quanto aos prazos, os mesmos são considerados de acordo com a sua escolha. Os investimentos financeiros de curto prazo são aqueles de até um ano. De médio prazo, os que variam entre um e cinco anos. Enquanto que os de longo prazo são os que são com mais de cinco anos. Não é preciso nem dizer o quanto os investimentos maiores, a longo prazo, tendem a gerar mais dinheiro. Porém, vale ressaltar que, você não poderá tirar o dinheiro dali, como já foi citado. Então, para quem tem pouco dinheiro e depende dele, não é a melhor opção.

Agora se, você ganhou na mega sena, por exemplo, e quer deixar o dinheiro guardando, rendendo muito, pense sobre. E, comece a ver o seu investimento como se fosse um empréstimo pessoal. Você coloca o dinheiro ali e está emprestando para a instituição/banco. Assim, recebe juros por esse empréstimo. Se emprestar para bancos maiores, o risco é menor e os juros maior. E assim vai. Quanto mais risco, mais dinheiro pode receber.

Mais sobre investimentos financeiros

investimento financeiro
Fonte: Pinterest/Reprodução

E o melhor é que, as facilidades tecnológicas, como o uso do celular, permitem que você faça qualquer tipo de transação sem maiores problemas. Mais do que isso: encontre em meio a essas tecnologias, todas as informações que precisa sobre os investimentos financeiros.

Hoje, investir em títulos do governo é uma das formas mais seguras de investimento financeiro. Os mesmos são negociados na página do Tesouro Direto e as aplicações podem ser feitas a partir de trinta reais. Ou seja: não é que você precisa ter milhões para começar. O melhor de tudo é que, começando com pouco, você pode ir entendendo como as coisas funcionam. E assim, depois, quando já souber sobre, investir mais e certo.

Já os ativos reais são investimentos que possuem risco mais elevado. Como abrir uma empresa ou comprar imóveis. E o motivo é simples: eles dependem de vários fatores para darem ou não certo. A situação do mercado atual, o poder aquisitivo que o público-alvo tem, o potencial de valorização e também de desvalorização. Assim como, a velocidade com que tudo isso pode acontecer.

Quer ver um exemplo na prática? Imagine que você vai comprar imóveis na planta para posteriormente, mobiliar e comercializar. Quanto tempo o prédio ou o imóvel levará para ser construído? É o momento certo para isso? Os valores estão em conta? Você não precisará do dinheiro tão cedo? São alguns pontos a serem pensados.

Assim…

Assim, quando o assunto for investimento financeiro, há todos esses pontos a serem pensados. E, apesar de parecer muita coisa, pense que, é o seu futuro. E que, se tem dinheiro para investir, significa que as coisas não estão tão ruins assim, não é mesmo?

Outro ponto que precisa ser enfatizado: NÃO EXISTE O MELHOR INVESTIMENTO PRA TODO MUNDO. Existe o melhor pra você.

Nem todas as pessoas possuem o mesmo valor para investir e isso faz com que muitas delas tenham que optar por possibilidades específicas justamente por conta disso. Por isso, não se afobe quando o seu colega chegar para você e dizer que o investimento x deu certo pra ele e dará para você. Porque isso não é verdade. Cada pessoa, a partir do seu perfil, terá possibilidades diferentes. E está tudo bem.

Tanto que, muita gente se perde em meio a isso, por não saber onde e nem como começar a estudar sobre. A internet conta com inúmeras possibilidades, inclusive, gratuitas com relação a investimentos financeiros. Por isso, a dica é assistir a muitos vídeos, seguir muitas páginas sobre o assunto e ir, aos poucos, se inteirando sobre. Com certeza, chegará uma hora que você saberá muito mais do que um dia imaginou. Mas, se não tiver paciência, existe ainda possibilidade de pagar alguém que trabalhará com seu dinheiro. O que também não é má ideia.

Leia agora sobre banco digital x banco tradicional: por que você não precisa escolher? 

Postagens relacionadas