Entenda o que é MEI e como funciona

o que é MEI
2 votes

Descubra neste artigo o que é MEI e como é possível se tornar um microempreendedor individual de forma prática e rápida!

Muitas pessoas possuem o sonho de empreender, mas não conhecem todos os processos burocráticos para tornar isso uma realidade.

Afinal, abrir um negócio por mais que seja pequeno requer um nível de formalidade e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Se você está pensando em trabalhar para você mesmo e abrir um pequeno negócio, talvez seja importante compreender o que é MEI e como funciona.

Portanto, leia este artigo até o final e saiba todas as principais informações sobre o assunto!

Boa leitura!

Afinal, o que é MEI?

o que é MEI
Fonte: Pixabay

MEI é uma sigla que significa Microempreendedor Individual, ou seja, é o profissional autônomo que formalizou o seu trabalho.

Desse modo, o trabalhador passa a possuir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que é tributado de forma simples pelo Simples Nacional.

O cadastro é feito de forma simples e gratuita através do site do Portal do Empreendedor, todo o processo leva alguns minutos e requer que você forneça informações pessoais e do seu emprego.

Entretanto, vale muito a pena abrir um MEI, pois é possível contar com alguns benefícios, como o direito à aposentadoria.

Quem pode ser MEI?

Agora que você já compreendeu o que é MEI, vamos falar sobre que tipo de profissional pode se tornar um microempreendedor individual.

Dessa maneira, para ser um empreendedor formalizado é preciso cumprir os requisitos abaixo:

  • mão ser sócio ou dono de outra empresa;
  • Possuir no máximo, 1 empregado;
  • Ter um faturamento anual que não ultrapasse R$81 mil.

Além disso, é necessário se enquadrar em uma das atividades autorizadas pelo Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140/2018 — são mais de 400 profissões que permitem esse registro.

Quais são os benefícios de se tornar um Microempreendedor Individual?

Vamos falar agora sobre quais são as principais vantagens dessa formalização e como ele pode te ajudar em diversos aspectos profissionais.

Dentre os principais benefícios, estão:

  • Possibilidade de emitir nota fiscal;
  • Oportunidade de contratar 1 empregado de forma legal;
  • Enquadramento no Simples Nacional;
  • Recolhimento de Contribuições previdenciárias;
  • Acesso a contas bancárias PJ com pacotes de serviços cheio de vantagens.

Esses são os principais benefícios de se tornar um MEI, e como você pode ver, são ótimas vantagens.

E o melhor de tudo, é que a arrecadação mensal do Simples Nacional é de R$60 por mês, ou seja, com esse valor é possível garantir todas as vantagens que citamos acima e ainda muito mais!

Além disso, é uma forma de estar legalizado e formalizado perante o governo, evitando possíveis problemas e multas.

É importante salientar que ao recolher as contribuições previdenciárias, é possível ter acesso a benefícios como aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e muito mais.

Gostou do nosso artigo sobre o que é MEI? Então aproveite e compartilhe com os seus amigos e familiares que gostariam de empreender!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *