RDB: o que é e mais sobre o Recibo de Depósito

RDB
0 votes

O RDB, recibo de depósito bancário, diz respeito a um tipo de investimento bem conhecido em meio ao Mercado Financeiro. E, quando se fala em investimento, nada melhor do que compreendê-los por completo para que, eles permitam o entendimento de muitas questões. Incluisve, decidir se aquele investimento vale ou não à pena. Então, continue fazendo a sua leitura e descubra tudo sobre RDB.

finanças
Fonte: The Well One App/Reprodução

E, assim como outros investimentos, no caso do RDB, o mesmo conta com características principais. Elas são o título de dívida, o mesmo ser emitido por uma instituição financeira, a sua tributação ser de acordo com a tabela regressiva de imposto de renda e a opção contar com garantia do FGC. Inclusive, o último ponto sendo bem vantajoso. Isso porque, o Fundo Garantidor de Crédito dá um respaldo caso algo ocorra com a instituição contratada. Ou seja: parte de um valor investido e que seria “perdido”, consegue ser recuperado. Portanto, as opções acabam sendo bem mais seguras quando contam com esta garantia.

Por não ser tão conhecido assim, há quem questione com que outro investimento possui semelhança. Um deles é o CDB, já que, da mesma forma que ele, é uma espécie de empréstimo para o banco. Mas, existem diferenças. O RDB é intransferível, por exemplo. Além de inalienável e de não possuir liquidez.

Compreendendo o RDB

RDB
Fonte: Brzilian Times/Reprodução

Ainda sobre o RDB, há mais coisas a serem exploradas. Com relação às comparações feitas com o CDB, a última questão é que, o RDB não pode ser negociado.

Agora, se o seu questionamento é sobre a segurança do título, saberá mais sobre agora. O RDB está entre os principais tipos de investimento mais seguros. Com investimentos de baixo risco. Em comparação, se pode pensar na poupança. Como já dito, o motivo para isso é simples. Mesmo que a insituição financeira em questão quebre ou venha a ter problemas, o FGC cobre o ocorrido. Claro que existe um valor específico máximo, mas, sem dúvidas é mais vantagem do que perder tudo. Só para lembrar, o valor máximo coberto pelo FGC é de até duzentos e cinquenta mil reais.

Outro ponto que precisa ser analisado é que, como há baixo risco por ser investimento de renda fixa, acaba que, a rentabilidade também é baixa. E isso vale para outros investimentos também. É algo que já pode gravar. Quanto mais chances de ganhar dinheiro se tiver, mais riscos correrá e vice-versa.

Então, tudo precisa ser analisado. O cenário, as chances de risco, os valores investidos. Pois, caso o investimento seja alto, é preciso tomar ainda mais cuidado. Porque perder cinco mil é uma coisa. Mas, e se estiver se falando sobre uma perda de muitos mil? Ou milhões? Pense sobre e avalie todos as especificidades para não acabar tendo problemas futuros. E assim, fazer as melhores escolhas. No tempo certo. O cenário de investimentos costuma contar com diversas alterações, que variam por conta do dólar, por exemplo. Prestar atenção nisso também é essencial.

Mais sobre o Recibo de Depósito Bancário

RDB
Fonte: Sucess Magazine/Reprodução

Então, em resumo, os RDBs são os títulos de renda fixa que são privados e emitidos por instituições, como bancos, empresas de financiamento, crédito, cooperativas.O que ocorre é que, nessa opção, o dinheiro é emprestado para a instituição e esta te devolve juros com relação a este dinheiro. Então, essa parte acaba sendo bem similar aos empréstimos. Há rentabilidade e segurança. Mas, como já citado, é preciso se atentar a uma questão relacionada à liquidez. Isso será detalhado agora.

A liquidez de alguns investimentos, como os CDBs podem ser feitas algumas vezes até de forma diária. O que isso significa? Que eu posso aplicar algum dinheiro hoje e se precisar, tirar amanhã. Mesmo antes de vencer. É importante levar isso em consideração porque ninguém sabe o dia de amanhã. Hoje, pode ser fácil pensar em investir. Amanhã, algum familiar ou você pode acabar precisando e não ter.

E, no caso do RDB, ele só se torna dinheiro depois do vencimento. Não será possível retirar antes. Até existem casos em que se torna viável. Mas, é perdido muito e acaba não compensando. Então, cuidado. Lembre-se sempre que se está pensando e falando sobre um investimento a médio e longo prazo. Que compensa muito para quem não tem pressa.

Esclarecendo pontos sobre o RDB

RDB
Fonte: CIMA/Reprodução

Para finalizar, alguns pontos finais sobre RDB serão citados. Para quem possui dúvida se o RDB possui taxa, entenderá agora. A verdade é que não são cobradas taxas referentes aos investimentos RDB. Mas, há uma exceção em meio a isso. Impostos obrigatórios são cobrados. No caso, IOF e Imposto de Renda. Com relação aos valores dos custos, há uma variação muito grande. Envolve valores aplicados, prazo estipulado da aplicação e assim vai.

Mas, já saiba que, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar investido, menor será o preço cobrado pelos impostos. Para se ter uma ideia geral, para investimento até cento e oitenta dias, é cobrado 22,5%. Já os acima de setecentos e vinte dias, 15%. Entre esses meios, há mais opções. Só que, o melhor a ser feito é sempre analisar seu caso individualmente. Só assim conseguirá uma resposta precisa.

Já no caso do IOF, o mesmo também acaba incidindo sobre os rendimentos. Porém, isso só ocorrerá se acontecer o resgate do dinheiro em menos de trinta dias depois de aplicado. Diferente disso, não.

Com relação aos ganhos, eles variam bastante de instituição para instituição. Em algumas podem render mais, outras menos. Apenas se atente para, depois de toda a análise, escolher uma instituição de confiança. Isso porque, caso ocorra qualquer problema, pode sair perdendo bastante. Então, é melhor que demore mais tempo para decidir e faça a escolha certa, do que sair escolhendo a primeira opção e depois acabar se arrependendo.

Quando se fala sobre investimentos, qualquer cuidado ainda é pouco. Mas, sim, sem dúvidas o RDB é uma ótima opção. Apenas analise todas que tiver e compare-as para ter certeza.

Leia agora: KYC – Know Your Customer: tudo sobre!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *