SELIC, IPCA e CDI: O que são e para que servem.

0 votes

O que é Taxa Selic?

selic
@pexels

Como vocês viram em nossas outras matérias, a Selic é um índice econômico.

A taxa também é conhecida como a taxa de juros básica do Brasil. Consequentemente, marca muitas outras taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras.

Ou seja, a Selic é usada pelos bancos, públicos e privados – para cálculo de juros.
Além de servir de base para os juros de empréstimos, financiamentos e outros produtos bancários, a Selic persegue diversos objetivos na economia de títulos do governo nacional.

O termo Selic é a abreviatura de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Conforme definido pelo próprio Banco Central, essa é a taxa média de captação ajustada diariamente calculada no sistema de títulos federais.

De forma mais simples, o valor da Selic indica quanto o governo paga de juros às instituições financeiras que compram títulos do Tesouro Nacional e é fixado pelo Copom – Comitê de Política Monetária do Banco Central.

 

Para que serve a taxa Selic?

selic
@pexels

Porém, além de Selic e Selic Over, existe Selic Meta – não é difícil perceber porque o termo é tão confuso, certo?
Serve de referência para as demais taxas de juros cobradas no Brasil, além de estar intimamente ligado ao controle da inflação. Uma simples mudança na lente da Selic pode, por exemplo, tornar o acesso ao crédito no país mais caro ou mais barato – nós somos, voltarei a falar sobre isso.

 

Como a taxa Selic é definida?

selic
@pexels

A meta da Selic é fixada a cada 45 dias, por meio de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), órgão vinculado ao Banco Central que tem como missão definir a manutenção ou alteração da Selic, em maior ou menor percentual. em comparação com o praticado até agora.

Para a tomada dessa decisão, são apresentados pareceres técnicos que analisam fatores como a realidade econômica nacional e internacional, aspectos políticos, inflação, projeções do Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.

Em seguida, é aberta a votação e divulgada a definição, com impacto direto nas decisões do governo, das instituições financeiras e mesmo daqueles que desejam aplicar seu dinheiro.

 

O que é IPCA?

selic
@pexels

IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo. É um dos principais índices de inflação do país, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). É também conhecido como o índice que mede a inflação oficial do país.

Propõe-se medir de forma bastante abrangente a evolução dos preços ao consumidor de forma a acompanhar a inflação dos produtos e serviços mais consumidos pelas famílias residentes nas zonas urbanas do país.

Como é calculado o IPCA?

selic
@pexels

O período de recolha do IPCA estende-se de 1 a 30 ou 31, consoante o mês. O inquérito é efetuado junto das empresas, prestadores de serviços, famílias (para controlo de rendas) e concessionárias serviços públicos. consumidor, para pagamento à vista
Nove grupos de bens e serviços são considerados: alimentos e bebidas; coisas de casa; Comunicação; Despesas pessoais; Educação; alojamento; saúde e cuidados pessoais; transporte e vestimenta são divididos em outros itens. Em geral, as mudanças de preço são levadas em consideração.

 

Para que serve o IPCA?

selic
@pexels

Quando fica claro o que significa IPCA, fica clara a importância do índice na medição da economia brasileira. Em caso de deflação, por exemplo, o banco central sugere medidas para aquecer e estimular a economia.

Como medida importante para a economia, o IPCA afeta diretamente diversos setores que afetam o mercado, afetando diretamente determinados investimentos, o poder de compra da população, os rendimentos da poupança e os preços imobiliários.

O IPCA do Tesouro, por exemplo, é exatamente isso: essa opção de investimento em renda fixa funciona como um título de taxa fixa, oferecendo ao investidor um retorno indexado à inflação.

Portanto, o IPCA deve ser analisado antes de uma decisão importante, como a contratação de um empréstimo ou financiamento. Na verdade, os juros cobrados por essas linhas de crédito passam diretamente pela taxa de inflação.

 

O que é CDI e o que ele significa para seus investimentos?

selic
@pexels

CDI significa Certificado de Depósito Interbancário. É um dos principais indicadores do mercado financeiro e acompanha de perto a taxa Selic (taxa básica de juros da economia). É utilizado como um dos principais indicadores de rentabilidade de ativos de renda fixa.

Como funciona o CDI?

selic
@pexels

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um mecanismo de suporte (garantia) às operações realizadas diariamente pelas instituições financeiras, pois reflete diretamente o custo dos empréstimos concedidos entre bancos, razão pela qual geralmente monitora de perto a taxa Selic.

Em primeiro lugar, o CDI é a taxa básica para todos os investimentos e empréstimos entre pessoas físicas e jurídicas, então a Selic é a taxa básica para as próprias operações do governo.
Portanto, a Selic se traduz na taxa que o governo paga a quem lhe empresta dinheiro, por meio de títulos do Tesouro Nacional.

Você já deve ter ouvido falar que a Selic é a taxa com a qual o governo monetiza a Selic del Tesoro, no Tesouro Direto, por isso é considerada o investimento mais seguro do Brasil.
O certificado de depósito interbancário está sempre próximo da Selic, geralmente 0,05% ou 0,1% abaixo da meta da Selic (que você vê nos jornais).Em outras palavras, é praticamente igual à Selic real.

 

Conclusão

selic
@pexels

CDI, Selic, IPCA… o mundo financeiro contém vários termos que, à primeira vista, podem assustar.
No entanto, é importante saber o significado dessas siglas e perceber que não se trata de uma “besta com sete cabeças”.
Agora que você sabe que o CDI é a taxa de juros usada pelos bancos, ficou mais fácil entender o cálculo feito sobre a receita do seu dinheiro no Grão. E também ao CBD. Boa sorte com seus investimentos!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *