Tesouro Direto: Vale A Pena Investir?

0 votes

Interessado em investir e não sabe por onde começar? Conheça mais sobre o tesouro direto, uma opção de renda fixa e com baixos riscos.

Na verdade o tesouro direto, é uma maneira simples e acessível de obter o máximo do seu dinheiro. No entanto, muitas pessoas ainda são céticas quanto a essa forma de investimento.

Tesouro Direto é uma plataforma criada pelo governo para a venda de títulos da dívida federal para pessoas físicas, que são aplicações de renda fixa, as aplicações mais seguras do mercado. 

As rentabilidades do Tesouro Direto estão próximas ou até superiores à taxa básica de juros nacional, a famosa Selic, esses títulos são, portanto, opções interessantes para quem deseja:

  • Proteção patrimonial sua inflação.
  • Garante certo lucro em uma aplicação;
  • Constituir reserva para contingências ou oportunidades (contingências emergenciais).

 

Renda fixa não é só rentabilidade da Selic

tesouro direto
@PEXELS

Para conter a inflação, o banco central elevou os juros: na última reunião do Copom, em agosto
,sendo assim, a Selic ganhou um ponto percentual, a maior alta em 18 meses.
Com as taxas de juros em alta hoje, todos os investimentos em renda fixa estão mais atraentes, então vale a pena olhar outras opções além do Selic.

 

O que é o tesouro direto?

tesouro direto
@pexels

Antes de tudo, o Tesouro Direto é uma plataforma do Tesouro Nacional onde são colocados à venda no mercado títulos de renda fixa de emissão do Estado: isso significa que, com o investimento em Títulos do Tesouro Direto, financia-se o investidor ou o orçamento do Estado.
Ressalte-se que o Tesouro Direto nasceu em 2002 de uma parceria entre o Tesouro Nacional e a Bolsa de Valores, com o objetivo de desburocratizar, facilitar e acelerar a venda de seus títulos públicos federais para pessoas físicas em geral.

 

Para que serve o tesouro direto?

tesouro direto
@pexels

Em primeiro lugar, o Tesouro Direto visa trocar parcelas de títulos do governo por títulos acessíveis e de baixo custo “diretamente” com os investidores. Além disso, com ela, os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional tornaram-se um produto mais democrático, passando a estar disponíveis no mercado para que qualquer pessoa física possa investir com facilidade. .
Isso significa que agora é muito fácil para quem opta por economizar para o futuro construir carteiras diretas de risco do Tesouro.

Liquidação direta do Tesouro: o que é?

Sobretudo, no mercado de investimentos, liquidação é o processo pelo qual um investimento financeiro se transforma em dinheiro e vice-versa.

Do mesmo modo, ao investir no Tesouro Direto, é necessário aguardar 1 dia útil antes da efetivação, período durante o qual aparecerá na plataforma a mensagem “aguardando pagamento”.

Nesse sentido, no mercado, a expressão D + 1 é utilizada para expressar este tempo, desta forma D indica o dia do investimento e +1 expressa o tempo que o investimento leva para ser liquidado após o pedido de compra ou venda.

Mas atenção, este período é considerado em dias úteis. Por outras palavras, se o dia seguinte à encomenda for feriado, o prazo só começa a correr no dia útil seguinte.

 

Quais são as vantagens e desvantagens do Tesouro Direto?

tesouro direto
@pexels

O Tesouro Direto é um tipo de investimento adequado para todos os perfis, principalmente para aqueles que desejam preservar o seu dinheiro da inflação ou que desejam constituir uma reserva de emergência.

Vantagens do Tesouro Direto

tesouro direto
@pexels

Segurança: é o próprio governo que garante a devolução do dinheiro a quem o aplicou, ou seja, o risco de insolvência é muito reduzido;

Valor mínimo de R $ 30 para investir: é possível começar a investir no Tesouro Direto economizando R $ 1 por dia;

Praticidade: todas as transações podem ser feitas online, ou seja, não é necessário ir ao banco para comprar títulos do tesouro.

Desvantagens do Tesouro Direto

tesouro direto
@pexels

• Prazo mínimo de amortização: quando uma pessoa resgata seus investimentos no Tesouro Direto, pode demorar até três dias para o dinheiro ficar disponível em sua conta, pois há um período de liquidação para esses investimentos: O dinheiro leva de um a dois dias para ser depositado na conta da corretora, após o qual deve ser transferido para uma conta bancária normal para ser resgatado.
• evolução dos preços: conforme mencionado, os preços dos títulos do Tesouro Direto variam a cada dia. Portanto, quem retira seu investimento antes do vencimento pode ter um retorno menor do que o contratado.

Para saber mais sobre finanças e investimentos leia nossas outras matérias.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *