Usar cartão de crédito de forma inteligente: aprenda!

0 votes

Você já pensou em usar cartão de crédito de forma inteligente? Quer aprender como? Pois saiba que, agora você pode. E de uma forma muito mais fácil do que você pode imaginar. Apenas seguindo algumas dicas.

cartão de crédito
Fonte: Pinterest/Reprodução

Mas, antes de mais nada, tem uma questão que precisa ficar clara. Caso você seja aquela pessoa que já sabe não ter limite e que já teve problemas com dívidas, precisará se fazer uma pergunta. Você precisa mesmo do cartão? Não pode ficar sem ele? Porque se possível, nem o faça, se não tiver controle.

Os problemas que o cartão pode acabar te trazendo são infinitamente maiores do que os benefícios do mesmo.

E você vai descobrir isso em meio ao texto.  Agora, pega um papel e uma caneta e vai anotando tudo o que for dito aqui. Com certeza vai perceber que tem muita coisa que você nem fazia ideia.

Vale lembrar a definição do cartão de crédito. Que é como se fosse um empréstimo. Você tem o produto na hora e só precisa pagar depois por ele. E é justamente por esse motivo que as pessoas possuem tanta dificuldade para usar cartão de crédito de forma inteligente. Porque em muitos momentos ele acaba sendo uma ilusão.

O amigo te convida para aquela festa e você não pode, por não ter dinheiro. Mas, aí o cartão de crédito salva. E no final do mês, quando vem a fatura, tira de você todo dinheiro. Percebe? E pior: é um caminho sem volta.

Mais sobre usar cartão de crédito de forma inteligente

Para usar cartão de crédito de forma inteligente, é preciso ter mente alguns pontos. A começar pelo fato de que, algumas compras não precisam ser parceladas. Nesse caso, você estará praticamente pagando à vista. E é uma boa opção para não acabar se metendo em dívidas. Outro ponto crucial é pensar se você realmente precisa daquilo que vai comprar.

Inclusive, uma dica envolve não comprar na hora. Deu vontade? Deixe para depois. Você vai ver que, na verdade, muitas das coisas que queria, não precisava. Porque a vontade passou. Então, sempre deixe para amanhã e se puder, pra lá, nunca mais. Assim, evitará comprar coisas que na verdade, nem precisava. Ainda com relação a isso, mais uma dica é cuidar com as compras on-line. Compre apenas em sites seguros. Sabe por quê? Porque diferente disso, pode acabar tendo problemas com o cartão. Inclusive fazendo com que ele seja clonado.

Sim, hoje as empresas de cartão já trabalham de um jeito bem diferente e atualizado e conseguem tirar da sua fatura valores que você não gastou e sim, outra pessoa. Só que, isso pode acabar dando uma dor de cabeça imensa. E não é o que você deseja, não é mesmo? Ainda com relação a isso, usar cartão de crédito de forma inteligente é sempre conferir a fatura. Item por item. Assim, caso tenham lançamentos estranhos, que você não sabe quais são, poderá ir atrás disso. O que é primordial no sentido de possibilidades. Algumas pessoas deixam a fatura do cartão no débito automático e esquecem de se atentar a algumas coisas. Resultado? Dinheiro perdido.

Entendendo o uso do cartão de crédito

usar cartão de crédito de forma inteligente
Fonte: Pinterest/Reprodução

Ainda sobre usar cartão de crédito de forma inteligente, lembre de escolher o dia de pagamento da sua fatura de acordo com o que recebe. Assim, não terá problemas. Quer ver um exemplo? Imagine que você receba seu pagamento sempre no quinto dia útil. O melhor é colocar a fatura para vencer no dia dez. Assim, não corre o risco de ela vencer antes de você receber e nem acaba gastando todo o pagamento e não tendo para pagá-la. É preciso pensar nesses detalhes, uma vez que eles fazem toda diferença.

Se puder, escolha um banco para ter o seu cartão de crédito e evite optar por cartões de loja. Porque acaba que isso vira uma ilusão. Ter um cartão de crédito apenas é a melhor opção. Quando você vê, se vai aceitando um cartão aqui e outro ali, passa a ter muito mais contas do que imaginava. E, o resultado será um só: não haverá dinheiro para pagar por isso.

Outro fator importante é cuidar com o limite que vão te oferecendo. A pessoa pensa: caraca, liberaram dez mil. Sendo que o valor que se ganha é três. Ou nem isso. Por isso, um ponto bem positivo é nem pedir um limite tão alto e se mesmo assim ele for disponibilizado, estipular um valor para si. Não se gastará mais que X. Para controlar é fácil. O aplicativo permite isso.

Pontos importantes do cartão de crédito

cartão de crédito
Fonte: Pinterest/Reprodução

Então, até aqui você já deve ter percebido que usar cartão de crédito de forma inteligente nem é tão difícil assim. Não é mesmo? Basta que alguns pontos sejam considerados. Porém, as dicas não acabaram ainda. Continue a leitura e se surpreenda.

Tente fugir da anuidade. Ela é uma taxa que algumas instituições cobram. E, por mais que pareça pequena, no final soma bastante. Uma sugestão é procurar opções de instituições que não cobrem por ela. Ou, dar aquela chorada básica e dizer que se continuarem cobrando, você mudará de cartão. Fará completa diferença no final, em seu orçamento. Esse é mais um dos motivos importantes de sempre acompanhar a fatura. Quem não faz isso muitas vezes nem percebe que taxas vem sendo cobradas.

Agora, uma dica preciosa, a principal, na verdade: NADA de pagar o valor mínimo do cartão. Isso porque, agora você pagará pouco, mas, depois, muito mais do que imagina. Juros de bancos são altíssimos e é preciso querer fugir deles. Por isso, esquece essa possibilidade. Foque sempre na ideia de pagar o valor total. Se em algum mês acabar se apertando, saiba que, é mil vezes melhor emprestar de alguém, do que fazer uma dívida pra vida, pagando o mínimo do cartão. Para se ter uma ideia, os valores podem se multiplicar em muitas vezes. E não é isso que você quer, certo? pense nisso.

Leia agora sobre investimentos financeiros: os principais tipos e quais ativos comprar!

Postagens relacionadas