Bolsa De Valores: Como Investir, O Que É e Mais!

1 vote

Investir em ações pode ser uma opção muito atrativa pela possibilidade de bons retornos, mas a exposição ao risco pode resultar em perdas repentinas para o investidor.

Esse tipo de investimento pode parecer mais complicado do que é. Se houver dedicação, conhecimento e experiência, você pode obter resultados.
Por isso é importante entender as características que envolvem o investimento em ações.
E ai vai um dado para te animar, se você tivesse investido R$ 5.000,00 na Petrobras no final de 2015, vendendo as ações em julho de 2021, você teria mais do que dobrado seu capital.

 

Afinal, o que é o mercado de ações?

bolsa de valores
@pexels

Descrever o mercado de ações para iniciantes parece muito mais fácil. A Bolsa de Valores é o órgão responsável pelo registro de todos os bens, ações e valores mobiliários.
Em geral, o mercado de capitais proporciona um ambiente organizado, com regras estabelecidas e promove segurança na aplicação dos ativos, o que determina a realização das transações e, portanto, garante que o investidor receba as ações ou títulos em que investiu.

O que são ações?

bolsa de valores
@pexels

Uma ação é a menor parte do capital social de uma empresa, portanto, no momento da compra, o investidor adquire uma parte da empresa, tornando-se seu sócio.
Para tanto, a companhia deve ser registrada como sociedade por ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão público responsável pelo acompanhamento e regulamentação do mercado de capitais brasileiro. , processo adotado por empresas que precisam de mais dinheiro para expandir seus negócios ou aumentar seu valor de mercado.

Existem as chamadas ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN): ações ordinárias garantem aos acionistas o direito de voto nas assembleias da empresa, dependendo do número de ações ordinárias em relação aos pequenos investidores.
As ações preferenciais não conferem direito a voto aos investidores, mas têm prioridade no recebimento do produto.
Os investidores também encontram ações no mercado de ações, que são coleções de diferentes classes de ativos, como ações ordinárias e ações preferenciais, portanto, ao comprar uma ação, o investidor está comprando uma combinação de ações do mesmo produto.

Existem também o que se chama de small caps, que são ações de pequenas empresas menos conhecidas do investidor pessoa física e menos líquidas.
Além disso, na bolsa de valores, as ações são sempre negociadas em um ticker ou ticker. Por exemplo, se você deseja comprar ações da Petrobras, é necessário pesquisar o código original da corretora , não o nome, ou seja, PETR para ações preferenciais e PETR3 para ações ordinárias.

Como funciona o mercado de ações?

bolsa de valores
@pexels

Em essência, a bolsa de valores visa a manutenção da ordem nos mercados financeiros, para garantir que as empresas sejam listadas em bolsa e recebam as ações que os investidores recompram, bem como para garantir a sua participação nas suas ações.
Batizado de ecommerce, o sistema já está totalmente digitalizado no Brasil, via Home Broker, oferecendo mais segurança e credibilidade para quem deseja negociar no título cambial.
Além disso, as ações adquiridas no país são detidas pela CBLC, Companhia Brasileira de Liquidação e Custódio, garantindo a eficiência do sistema em termos de reputação e segurança.
Existem dois módulos para negociação em bolsa: Swing Trade e Day Trade.

Swing trade

São operações de compra e venda de ativos em bolsa, com duração de dias, semanas, meses ou até anos, neste tipo de investimento o processo é comprar uma ação em um determinado momento e aguardar o melhor período para vender.
Este tipo de investimento é mais adequado para quem tem pouco tempo para observar o mercado e para quem opta por uma estratégia de lucro a longo prazo porque acredita na valorização do título.

Day Trading

Esta modalidade de negociação segue a lógica oposta à anterior, pois neste caso o objetivo é comprar e vender ativos no mesmo dia e aproveitar as oscilações do mercado. É conhecido como uma vantagem poder agilizar as aplicações, poder lucrar com as operações.
É também uma classe de ativos considerada de alto risco devido à sua frequente volatilidade e é particularmente indicada para quem tem experiência no mercado de investimento e sabe gerir o desempenho económico.

Passo a Passo para Começar a Investir em Ações

bolsa de valores
@pexels

Investir em ações é considerado complexo para muitos, mas não há segredo, basta seguir passo a passo:
• Defina seus objetivos: antes de iniciar o mercado de ações, você precisa ter um definição clara de seus objetivos de investimento e a duração que você planeja investir para traçar a melhor estratégia para alcançá-los.
• Identifique o seu perfil de investidor: Você pode investir em ações de diferentes estratégias, portanto, ter um perfil de investidor definido e saber quanto você está disposto a arriscar pode ajudá-lo a identificar qual dessas opções é melhor para você.
• Ter conta em corretora: depois de definidos seus objetivos e seu perfil de investidor, o próximo passo é abrir uma conta em uma corretora, transferir dinheiro e começar a investir em ações. Desejado, colocando sua própria compra e venda pedidos.
• Monitore seus investimentos: uma vez realizadas as operações, dentro do seu objetivo e sua estratégia, acompanhe periodicamente a evolução de seus investimentos para verificar se estão alinhados com suas estratégias, ou não, para que haja modificações , se necessário.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *