Caderneta de Poupança: saiba tudo sobre!

0 votes

Que a caderneta de poupança é uma das coisas mais conhecidas no Brasil, isso todo mundo já sabe. Mas, a pergunta é: por quê? Você sabe responder?

A verdade é que, a caderneta é ótima em diversos sentidos. Mas, entender algumas questões relacionadas a ela é fundamental. Principalmente porque está se falando sobre uma das formas de investimento mais tradicional do país. Ainda mais quando se pensa em investidores conservadores, que não querem correr o risco de perder nem um centavo do que investem.

caderneta de poupança
Fonte: Pinterest/Reprodução

Para se ter uma ideia do tempo que ela existe, a caderneta de poupança surgiu em 1861. Porém, ja rendeu muito mais. Para se ter uma ideia, quem tinha dinheiro guardado na poupança antes de 2012, o juros que se ganhava era de 0,5%. Hoje, ele acabou caindo para quase metade disso, porque depende da Selic. Por isso que, apesar de antes ser uma das únicas e melhores formas de se ganhar dinheiro, hoje não é tanto assim. Continua segura, porém, não tão rentável mais.

Mas, a caderneta de poupança possui um benefício que nem todos os investimentos contam: não se paga imposto de renda pelo dinheiro dos rendimentos. Parece pouco? Alguns investimentos rendem muito. Mas, o que pagam de imposto é proporcional ao que ganham e no final, o dinheiro que sobra nem é tanto perto dos problemas que não declarar os valores pode trazer. Por isso, na hora de analisar as formas de investir, pense bem. Analise todos os pontos.

O que você precisa saber?

No início, a caderneta de poupança trabalhava de uma forma bem diferente. Para se ter uma ideia, como o nome já diz, o objetivo com ela era o de poupar. Isso fazia com que algumas regras existissem. Uma delas é de que o valor máximo para se ter na poupança era de cinquenta mil reais.

Mas, ainda é muito conhecida e utilizada com o mesmo fim. Tanto que, uma pesquisa feita em 2019 mostrou que, 65% das pessoas que desejam poupar, guardam o dinheiro na poupança. Não necessariamente com o intuito de receber juros, já que, os valores costumam ser baixos quando o assunto envolve pouco dinheiro guardado. É mais uma forma de garantia, já que não há riscos e a segurança é maior do que manter o dinheiro em casa. E, por mais que o valor do juros seja pouco, é melhor que nada.

Mais um detalhe importante envolve a abertura da caderneta de poupança. É muito fácil fazer a sua. Basta se dirigir a uma agência da Caixa. E tem mais: no próprio caixa eletrônico já é possível fazer a sua poupança. Então, o cartão é enviado para sua casa ou deixado na agência, para retirada. Já de início a indicação é que seja feito um depósito na poupança, para render juros. Porém, se ele for retirado antes de trinta dias, os juros não são contabilizados.

Tudo sobre a caderneta de poupança

caderneta de poupança
Fonte: Twitter/Reprodução

Quando o assunto é a caderneta de poupança, há muito mais que se saber sobre ela. Como dito anteriormente, a poupança está atrelada atualmente à taxa Selic. Isso faz com que, os números não sejam tão atrativos. Isso porque, desde 2019, a taxa se encontra no seu valor mais baixo de todos os tempos. Porém, caso aumente, consequentemente a porcentagem da poupança também aumentará.

Mais um detalhe importante é o fácil acesso ao dinheiro que o cliente tem. Caso precise, ele pode ir a qualquer momento e solicitar retirada dele. Como já dito, o único detalhe é que, se isso acontecer, não se receberão os juros esperados. Porém, há diversos outros investimentos em que o cliente não pode sacar, mesmo em emergências.

Assim, a dica é, ter pelo menos um pouco do seu dinheiro na poupança. Estará rendendo e te salvará em questões de emergência. Porém, uma coisa importante, que precisa ser dita é que, apesar de poucos riscos, eles sempre existem. Por isso, pesquisar bem o cenário atual quando decidir fazer a sua caderneta de poupança e investir nela, é o melhor a ser feito.

Porém, esteja atento(a) ainda há outras formas de investir. Quer algumas dicas? Tesouro direto, CDB, LCI, LCA, Fundos DI e por aí vai. Lembre sempre de pensar em seu objetivo e trabalhar com base nele. Por exemplo: se você quiser juros altos e tiver como esperar um tempo para isso, sem problemas. Só que a poupança não será o lugar certo para colocar o seu dinheiro.

Facilidades da caderneta de poupança

Mais alguns pontos que precisam ser entendidos sobre caderneta de poupança serão expostos aqui. Um deles é a facilidade que se tem quando o assunto são os depósitos. Eles são feitos também no caixa eletrônico ou, se preferir, na boca do caixa. Os prazos para que o dinheiro entre são similares aos de contas normais.

Outro ponto que faz com que muitas pessoas pessoas optem pela poupança é que não se exige conhecimento sobre. Nem que se fique analisando cada ponto todo dia, como outros investimentos. Em que se faz necessário acompanhar tudo. Valorização ou desvalorização do dólar, por exemplo. Assim, diversas pessoas que possuem dinheiro, mas não querem se empenhar nos estudos sobre investimentos ou nem conseguem fazer isso, escolhem essa opção.

Porém, vale lembrar de um detalhe: escolha bem aonde vai investir seu dinheiro, em qual poupança. Caso a instituição que fizer o investimento, decrete falência, o seu dinheiro será perdido. Já pensou? Guardar um monte de dinheiro na poupança, sempre poupando e depois acabar sem nada? Mas, vale ressaltar que, há o Fundo Garantidor de Crédito que permite a devolução de até duzentos e cinquenta mil reais. Se o valor mantido na caderneta de poupança for maior que isso, infelizmente não há o que ser feito. Por isso, analise bem a sua realidade. Só assim conseguirá descobrir se a caderneta em questão é a melhor opção para você. Se não for, como percebeu nesse post, existem diversas outras possibilidades. Basta ir atrás delas.

Quer aprender agora a como sair do vermelho? Você pode lendo este conteúdo.