Como economizar nas despesas domésticas

0 votes

O seu desejo é garantir uma vida financeira tranquila e segurança no futuro de sua família? Diante disto você deve os seus principais custos com despesas domesticas e passar a agir para reduzir gastos e poupar nas contas.

Antes de tudo, a missão de diminuir os custos e poupar dinheiro é um desafio, mas é indispensável para desfrutar de uma vida tranquila.

Principalmente, para o seu sucesso neste conceito, você receberá algumas dicas para equilibrar as contas da sua residência e chegar ao máximo de dinheiro no final do mês.

Reduza suas despesas domesticas

despesas
@pexels

Acima de tudo, um dos segredos para poupar dinheiro é fazer o registro de todas as entradas e saídas, definir metas e prioridades utilizando da tecnologia para prosseguir com o controle.

A partir de agora você vai aprender e diminuir os seus gastos, reduzindo suas despesas domésticas.

Faça o controle de todo dinheiro que entra e sai.

despesas
@pexels

Primeiramente, o passo mais importante para manter as contas básicas da sua casa em dia é entender onde está indo o dinheiro da sua família. A principal forma de entender essa resposta é criando um habito de registrar todas receitas e despesas.

Do mesmo modo, há diversas formas de realizar este controle de custos, pode se utilizar o método tradicional que é o papel e caneta, planilhas ou até mesmo aplicativos de gerenciamento financeiro.

Além disso, a escolha é individual, variando de pessoa para pessoa, utilize a forma que se adaptar melhor, porém, independente da sua escolha, não se esqueça de registrar os pequenos gastos. Somando, eles serão uma das peças chaves para economizar o seu dinheiro.

Nesse sentido, com o registro das suas entradas e saídas, mantenha elas categorizadas, é importante pois vai permitir você ter uma visão maior aos custos que são essenciais para a sua família.

Prioridades

despesas
@pexels

A princípio, após ter as receitas e gastos categorizados e registrados, é o momento de definir os custos essenciais para a família. Ainda assim, são entendidos como prioridades, contas como: água, luz, internet, despesa de supermercado e escola, estas contas devem ser as primeiras a serem pagas.

Do mesmo modo, após o pagamento, distribua o restante do valor para outras categorias, como roupas, viagens e o lazer. Ter prioridades é o passo importante para garantir que não irá faltar recursos financeiros ao final do mês e evitar o pagamento de multas e juros em caso de inadimplência.

Utilize aplicativos para organizar as despesas

despesas
@pexels

Atualmente, o uso da tecnologia pode ser uma ótima aliada para a organização financeira e manter as despesas em dia. Atualmente à diversas opções de aplicativos financeiros trabalhar com o seu gerenciamento.

Porém, nos dias de hoje, existem aplicativos que atualiza automaticamente quando é lançado a sua fatura de cartão de credito ou quando entra ou sai dinheiro da conta corrente; já em outros os valores podem ser inseridos de forma manual. Dentre as vantagens do uso da tecnologia para se organizar financeiramente, é a utilização de gráficos, que vão apresentar as maiores despesas do mês, no qual irá possibilitar definir uma meta de gasto para o orçamento doméstico.

Além disso, outro ponto importante dos aplicativos, é que alguns oferecem o recurso de lembrete de vencimentos de contas. Essa ferramenta é importante para que não haja esquecimento no pagamento de contas, evitando pagamento de juros e uma inadimplência por um simples esquecimento.

Descontos

despesas
@pexels

Agora, diminuir gastos e poupar nas contas, é também escolher a melhor forma de pagamento. Opte sempre por aquelas que oferecem descontos no valor da fatura. Pagando menos irá sobrar mais ao final do mês.

O pagamento a vista de contas é uma maneira de usufruir de descontos que chegam até 15%, pagamentos a vista vão evitar com que caia no parcelamento infinito.

Promoções

despesas
@pexels

Todavia, uma dica importante para manter as despesas sempre equilibradas é boa e velha pesquisa antes de compra. Em compras em supermercado procure ir em dias de promoções, em dia de compras de frutas, legumes ou verduras opte pelas feiras livres e busque negociar com o vendedor. Em caso de lazer opte sempre pelos vouchers de desconto disponibilizados pelas empresas.

Da mesma forma, optar em pacotes promocionais também é um dos meios de economia faça parte de clubes de vantagens. Os estabelecimentos têm o habito de conceder descontos interessantes para o credenciado a eles. Busque sempre as melhores negociais e certifique que fez uma boa escolha.

Planejamento das despesas domésticas

despesas
@pexels

Para ter sempre os gastos da casa em dia, é fundamental o planejamento. Por outro lado, tenha sempre o habito de constituir metas de gastos para suas categorias do orçamento doméstico, comece pelas despesas principais, alimentação, saúde e habitação.

Estipule valores para cada área do seu orçamento e acompanhe sempre as despesas de perto. Com isso você irá garantir que a família está ficando dentro do orçamento mensal. Se identificar que exagerou os gastos em uma das suas categorias busque economizar em outra o manter o seu orçamento solido.

Consumo consciente

despesas
@pexels

Poupar nas contas será possível quando os membros da família estão com entrosados e com o mesmo pensamento. Muitas vezes é necessário abrir mão de hobbies que estão dentro da cultura da família, como a compra por impulso de itens supérfluos e gastos em restaurantes.

Em contrapartida, diminuir nas contas da casa também passa pelo consumo consciente, banhos longos, luzes acessas de forma desnecessária também devem ser revistos para que tenha a economia devida no final do mês.

Dessa forma, para manter as finanças em dia, crie uma disciplina financeira e envolva os familiares no objetivo final que variam de acordo com as metas principais.

Além das dicas de registras as entradas e saídas, uso da tecnologia e prioridades, busque pensar e planejar o futuro, com o saldo positivo busque criar a reserva de emergência para gastos não previstos.

Do mesmo modo, isso vai te certificar de que sua família está segura financeiramente, em caso de adversidades como uma doença, problema na residência, carro quebrado ou um desemprego.

Portanto, após ter uma reserva que mantenha a família segura, trabalhe com investimentos de médio e longo prazo, estas aplicações poderão render lucros valiosos, que vão auxiliar na troca do automóvel, reforma da residência, pagamento de estudos dos filhos em cidades distantes, a compra de uma nova residência para a família ou a viagem dos sonhos.

Aproveite para ler nossas outras matérias sobre finanças.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *