Como Investir O 13° Salário E Obter Lucros

1 vote

Você já imaginou que pode pegar o seu 13° salário e investir para poder atingir lucro e realizar os seus sonhos?

Investir o decimo terceiro ou uma porcentagem dele, é uma ótima forma para ingressar no mercado financeiro e expandir os seus rendimentos para quem já está dentro do mercado.

Poupar dinheiro nem sempre vai ser fácil, no final do ano, te torna uma missão quase impossível, por conta das promoções de final de ano, como a Black Friday, ou até mesmo você utiliza o capital para pagar algumas contas e não começar o ano com dividas, mas, você pode chegar ao objetivo de poupar e obter lucros.

Saiba que é possível fazer investimentos com pouco dinheiro e chegar a lucros satisfatórios.

Por que investir o 13° salário

13° salário
@pexels

O 13° salário é uma ótima oportunidade para investir, pois é um rendimento extra que não é acumulado com o seu orçamento mensal.

Antes de utiliza-lo com um presente, a alternativa é investir para poder colher rendimentos no futuro, este dinheiro irá ajudar a construir o seu patrimônio e também a realizar os seus sonhos, como a compro de um imóvel, carro, viagem, ou até mesmo garantir uma aposentadoria mais tranquila.

Como existem sonhos que tem valores mais elevados, investindo, você consegue chegar ao objetivo mais rápido, para isso, comece a ter hábitos de economia financeira.

 

Quanto investir do 13° salário?

13° salário
@pexels

Inúmeras pessoas têm em mente que o 13° salário é utilizado apenas para compras de final de ano, lazer e viagens. Porém, elas esquecem no inicio do ano seguinte a contas como, IPVA, IPTU, material escolar e reajustes em contas mensais.

Então, o que fazer? Investir tudo? Ou gastar tudo? você pode fazer um sistema hibrido, resumidamente, os dois, desde que você tenha em mente que deve fazer um planejamento da forma de utilização deste capital.

Primeiro passo é analisar como está suas finanças, está no vermelho? Então é melhor montar uma estratégia para sair deste status.

Se não estiver inadimplente com nenhuma empresa, evite gastar sem limite para que não entre neste status com os presentes natalinos.

Separe uma verba necessária para as contas atuais e de início de ano, após definir os valores, veja o quanto você poderá investir, lembre-se que, quando mais tiver para investir, maior será a sua rentabilidade.

Atualmente você pode ter bons resultados investindo a partir de 1000 reais aplicados no CDB.

 

Como investir o 13° salário ou uma parcela dele

13° salário
@pexels

Você sabe que investir é um bom negócio, então, é o momento de conhecer quais opções existem no mercado para poder realizar investimentos.

De inicio uma modalidade adequada para o cenário exposto é a renda fixa, pois com ela os rendimentos são positivos, e tem um baixo risco, pois contam com a proteção do FGC. A renda fixa é fácil de compreender e você vai conseguir acompanhar o seu desempenho diariamente.

Atualmente você vai encontrar no mercado muitas modelos de investimentos de renda fixa, então, defina um objetivo antes de aplicar.

Seu objetivo é uma viagem internacional em 2 anos, por exemplo, utilize o modelo de investimento com este prazo, pois ao mobilizar o seu dinheiro por mais tempo, maior será as suas rentabilidades financeiras.

Para facilitar, vamos mostrar alguns tipos de investimentos disponíveis que poderá utilizar, de acordo com o seu objetivo principal.

1 – Letras de Crédito

Assim como outros investimentos de renda fixa, existem também as LCs, com um aporte mínimo de até um mil reais. Este método de investimento funciona como um CDB, mas é considerada uma aplicação com um risco maior. Que ocorre por conta que as Letras de Crédito é emitida pelas financeiras, então existe uma grande possibilidade de falência do que com um banco.

Mas certifique-se que para aplicações até 250 mil reais, você vai estar protegido pelo FGC.

Há também opções de LCI/LCA que são isentas das cobranças do Imposto de Renta, o aporte inicial é de 3 mil reais.

 

2 – CDB

O CDB é o comprovante de deposito bancário, é um título de renda fixa privada, feita pelos bancos. Ele funciona como se estivesse emprestando dinheiro ao banco, em troca ele vai te retribuir com o pagamento de juros.

A rentabilidade dos CDBs possui uma classificação que é:

– Prefixados (taxa fixa de rendimento)

– Pós-fixados (paga um percentual de um indexador, como o CDI)

Se houver o interesse para investimento neste método, é preciso considerar alguns fatores como a taxa de rentabilidade, prazo de vencimento e a nota de rating da instituição bancaria. Em grande maioria, as instituições oferecem CDBs com rentabilidade acima do CDI, ou seja, o que for investido, poderá ter rentabilidade de 6,5% ao ano.

Quando maior for o risco, maior é a margem de rentabilidade, o mesmo vai ocorrer com os vencimentos de prazo longo, pois o seu capital estará comprometido em um maior tempo.

Uma das vantagens para estas aplicações é que ela é segurada pelo FGC, para valores até 250 mil reais, se o banco quebrar, você terá o seu dinheiro de volta.

3 – Tesouro direto

O tesouro direto é um titulo publico emitido pelo tesouro nacional. Ele nada mais é que o empréstimo do seu dinheiro ao governo.

Atualmente os papeis oferecidos são categorizados segundo a forma de rendimento utilizada.

– Atrelados à inflação (Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais)

– Prefixados (Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais)

– Atrelado à taxa Selic (Tesouro Selic)

Se você precisar resgatar o seu investimento antes do prazo acordado, o melhor a ser feito é investimentos no Tesouro Selic, pois ele tem rendimentos positivos e com maior estabilidade. No ato da escolha, analise cada um dos títulos, a sua taxa de rentabilidade e a data do vencimento.

A maioria das pessoas buscam usar o seu 13° salário para gastos com lazer, compras supérfluas e presentes, isso é muito bom, mas entenda que o ideal é ter um planejamento do dinheiro recebido, defina as prioridades do momento e analise as situações de investimento disponíveis, faça com que o dinheiro trabalhe para você.

Para saber mais sobre como ganhar mais dinheiro leia nossas outras matérias.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *