O que é fintech? Descubra agora as suas principais vantagens!

0 votes

Veja neste artigo o que é fintech e quais são os seus principais benefícios no mercado!

As fintechs revolucionaram o mercado financeiro e de tecnologia e tomaram conta dos serviços bancários digitais.

Sendo assim, é quase impossível viver no mundo atual sem o contato com uma fintech, seja com um banco digital, cartões, empréstimos, etc.

Entretanto, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o assunto e sobre como funciona esse novo mercado financeiro!

Pensando nisso, reunimos diversas informações sobre o que é fintech e como ela revolucionou o mercado atual.

Confira a seguir!

O que é fintech?

Fintech
Fonte: dreamstime

Em primeiro lugar, FinTech é a combinação das palavras “financeiro” e “tecnologia“. É um termo relativamente novo e muitas vezes desconhecido, que se aplica a qualquer tecnologia emergente que ajude os consumidores ou as instituições financeiras a prestar serviços financeiros. 

Geralmente, esses serviços são prestados de maneiras mais novas e rápidas do que as tradicionalmente disponíveis.

Sendo assim, pense na diferença entre entrar em um banco para solicitar o seu saldo e a capacidade de obter essas informações em tempo real em seu telefone e você terá uma boa ideia do impacto de uma FinTech.

Tudo, desde a capacidade de um consumidor de ir online e ver suas transações financeiras até aplicativos que permitem que você pague a amigos.

Além de ferramentas que permitem que as instituições financeiras tomem decisões rápidas de empréstimo, tudo isso faz parte da evolução dos serviços financeiros.

Desse modo, a capacidade dos investidores de fazer suas próprias pesquisas, escolher ações e ver o desempenho da sua carteira em tempo real também é um exemplo da FinTech em ação.

Portanto, a FinTech está capacitando os consumidores a assumir o controle das suas vidas financeiras, levando a uma alfabetização financeira muito maior do que nunca.

Ela está derrubando o método tradicional e ajudando a fazer avançar a situação financeira e os resultados dos consumidores, alavancando o mercado financeiro com tecnologia avançada.

Com certeza, com essa definição deu para ter uma noção real do que é fintech, não é mesmo?

Exemplos de fintechs

Agora que você descobriu o que é fintech, vamos dar alguns exemplos de empresas que se enquadram neste setor, veja abaixo:

nubank
Fonte: nubank
XP Investimentos
Fonte: twiter.com
Paypal
Fonte: paypal.com
picpay
Fonte: picapay
banco inter
Fonte: bancointer.com.br

Estes são alguns exemplos de fintechs que fazem parte do nosso dia a dia e que revolucionaram o mundo do mercado financeiro de forma digital.

Afinal, com essas empresas é possível ter um maior domínio sobre todas as suas necessidades financeiras de forma prática, rápida e na palma da sua mão.

Quais são as vantagens de uma fintech?

o que é fintech
Fonte: Pixabay

Otimização de serviços

Através da otimização da eficiência e do aumento da produtividade, a fintech melhora a qualidade das instituições financeiras tradicionais, ou seja, mais chances de crescimento.

fintech
Fonte: pixabay

Em outras palavras, ao fornecer serviços melhores e modernos, as taxas de retenção de clientes das empresas certamente crescerão, resultando em mais lucros, mas claro que isso exige boas estratégias.

Sistemas de pagamento atualizados

Um benefício interessante da Fintech é fazer negócios mais eficientes.

Em termos de dívidas e cobrança de pagamentos a precisão é muito maior. Isto não só oferece um serviço mais profissional.

Além disso, ajuda a melhorar a relação com clientes, aumentando a probabilidade de se tornarem clientes ativos.

Redução de custos para empresa e para os clientes

A Fintech é a opção mais econômica tanto para consumidores como para empresas.

Afinal, ela economiza dinheiro porque não há taxas ocultas como há com as empresas tradicionais.

Além disso, permite a integração tanto de métodos de pagamento físicos quanto digitais em uma experiência unificada ao usuário.

Desse modo, as empresas se beneficiam desta capacidade e possuem métodos de transação mais convenientes e custos gerais mais baixos.

Gostou do nosso artigo sobre o que é fintech e as suas principais vantagens? Então aproveite e compartilhe com os seus amigos que se interessam por finanças!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Postagens relacionadas