Poupança X CDI X Milhas: Como tirar o melhor proveito dos 2 benefícios

0 votes

Poupança, rendimento em cima do CDI ou milhas? Qual será que pode trazer o maior benefício para seu dinheiro?

Com a pandemia e crise econômica a busca dos brasileiros por uma renda extra e por mais dinheiro tem aumentado bastante. Com isso surgem várias dúvidas, afinal, qual a melhor forma de guardar meu dinheiro e faze-lo render?

Existem diversas formas, porém, neste artigo falaremos sobre as milhas, poupança e o CDI

O que são milhas?

poupança
@pexels

Milhas nada mais são do que pontos acumulados através de programas de fidelização de companhias aéreas.

Esta foi uma forma dessas mesmas companhias manterem seus passageiros fiéis. Isso porque eles recebiam pontos a cada compra dos quais poderiam ser trocados por passagens aéreas.

Porém, este modelo ficou tão popular e cresceu tanto que os programas expandiram e hoje é possível acumular pontos de diversas maneiras, assim como, vender suas milhas e lucrar muito em cima delas.

Para saber mais sobre como lucrar através das milhas, leia nossas outras matérias falando sobre.

O que é uma conta poupança?

poupança
@pexels

Uma conta poupança, também chamada de caderneta, é um tipo de conta bancária. Este é o tipo de conta mais democrático e simples apresentado aos brasileiros .

Além disso, tem um objetivo simples: economizar dinheiro. Portanto, não tem muitas funções e transações bancárias.

Embora pertençam a bancos privados, essas contas são supervisionadas pelo banco central. Em outras palavras, todos os bancos fornecem cadernetas, mas não há diferença entre eles.

Sendo assim, é o banco central que define a rentabilidade dos fundos de poupança. E como essas receitas são entregues: sempre no aniversário de cada mês.

Como funciona a conta poupança?

poupança
@pexels

A abertura da conta poupança é grátis e, desde que você a mantenha aberta, não precisa pagar nenhuma taxa.

Portanto, os bancos estão proibidos de cobrar qualquer taxa de clientes que possuem apenas contas de poupança.

Tudo que você precisa fazer é selecionar uma instituição e apresentar documentos básicos como:

  • Documento de identidade (RG);
  • Fundo de previdência;
  • prova de endereço.

Nenhuma prova de renda é necessária. Além disso, a maioria dos bancos já oferece a possibilidade de abertura de conta por meio do aplicativo. Desta forma, você pode abrir rapidamente uma conta poupança no seu celular. Especialmente se você escolher um banco digital.

Depois de abrir uma conta, você pode começar a depositar dinheiro. Você receberá um cartão de débito e também poderá acessar a conta pelo aplicativo.

No entanto, com uma conta poupança, você só pode realizar as seguintes transações:

  • Retirada = 2 vezes ao mês;
  • Transferências = 2 vezes por mês;

Poupança e o CDI

poupança
@pexels

Na realidade, hoje, as contas de poupança não valem nada. Para efeito de comparação, se você mantiver seus recursos em bancos digitais como Nubank, PicPay e outros, que possuem rendimento em média de 100% do CDI, você obterá  um retorno maior.

O CDI é a taxa de juros do banco, sempre um pouco abaixo da Selic. Por exemplo, a taxa de juros anual de hoje é de 1,79%, enquanto a Selic é de 6,25%.

Porém, a conta da rentabilidade é a chave: 100% CDI supera 70% Selic. Usando os mesmos 1.000 reais, você pode ganhar 1.005,20 reais no mês e 1.062,50 reais no ano.

E você tem lucratividade todos os dias, não economia mensal. Isso significa que quando você retirar fundos antes do aniversário do depósito, você não perderá a lucratividade durante o período em que os fundos forem interrompidos.

O processo de depositar dinheiro em uma conta digital é igual ao processo de depositar em uma conta poupança. Basta fazer um depósito pelo aplicativo e rastrear seus fundos.

Você também receberá um cartão de débito. No entanto, há uma diferença: os bancos digitais cobram taxas de retirada mais altas do que os bancos comuns.

Em seguida, avalie suas necessidades de retirada. Pode valer mais a pena usar essa conta apenas para economizar dinheiro. Se precisar sacar dinheiro, você pode transferir o dinheiro para outra conta que não cobra taxas de retirada.

A Poupança X Milhas

poupança
@pexels

Economizar é essencial para que você não se perca ao longo do mês com o que ainda pode gastar e quanto ainda tem em sua conta até o próximo pagamento.
Quando você paga algo com cartão de crédito, a saída de dinheiro não é momentânea, certo, a saída só ocorrerá na data de vencimento do extrato do seu cartão de crédito.
Então, para não gastar mais do que você ganha e saber exatamente quanto você já gastou e quanto ainda pode gastar, quero que você simule o gasto momentâneo, economize.
Cada vez que você compra algo com seu cartão de crédito, você imediatamente transfere o mesmo valor para sua conta poupança. Quando sua fatura de cartão de crédito chega, você transfere esse dinheiro para sua conta corrente e paga a conta normalmente!

Quando sua fatura de cartão de crédito chegar, você transferirá esse dinheiro para sua conta corrente e pagará a conta normalmente!
Com isso você terá duas grandes vantagens e nenhum gasto adicional!
1) Milhas para comprar passagens aéreas nacionais e internacionais
2) Suas economias rendem juros

Programas de fidelidade
Por fim, você precisará se inscrever nos dois principais programas de fidelidade para passagens aéreas para o Brasil.
• Smiles (http://www.smiles.com.br)
• Multiplus Fidelidade (https://www.multiplusfidelidade.com.br)

Conclusão

poupança
@pexels

Então para conseguir o máximo de benefícios entre poupança e milhas. Primeiro utilize seu cartão de crédito para acumular pontos. Depois venda suas milhas e o dinheiro que obtiver, transfira o mesmo para um conta em um banco digital onde o rendimento seja maior do que 100% do CDI.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *