Como melhorar o score do CPF?

1 vote

Que o CPF é um documento extremamente importante, isso todo mundo sabe. Mas, alguma vez você já se perguntou como melhorar o score do CPF? Faz ideia de como isso funciona? Pois saiba que, caso a resposta seja não, você aprenderá mais sobre o processo agora.

score cpf
Fonte: Finance Monthly/Reprodução

O primeiro passo e que não é novidade para ninguém envolve o fato de que, para melhorar o score, você precisa inicialmente manter as suas contas em dia. Isso porque, é isso que fará com que o seu CPF esteja ok, seu nome limpo e novas transações possam acontecer.

Então, caso o seu o objetivo seja conseguir comprar em diversas lojas de forma parcelada, contar com aquele cartão de crédito dos sonhos… O primeiro passo envolve deixar as finanças em dia. Quite as contas que tiver devendo, se for o caso. E assim, tenha seu nome limpo. Porém, agora um detalhe importante: nem sempre basta apenas ter o nome limpo.

Quando você passou por um período em que devia bastante, ao quitar suas contas, é comum que o seu score se mantenha mais baixo por um tempo. Assim, quanto mais pagar suas contas e se manter sem deixar o nome sujo novamente, mais esse score aumentará.

Por isso, para aprender a como melhorar o score do CPF, mais do que pagar suas contas, o ideal é não deixar seu nome ficar sujo mais. Lembrando que, atrasos de contas pode fazer com que isso aconteça.

Descobrindo como melhorar o score do CPF

Para entender melhor o processo de como melhorar o score do CPF, é importante o entendimento do que exatamente é o score e como ele é avaliado. O mesmo é uma pontuação que vai de zero a mil e diz respeito aos hábitos de pagamento que o consumidor possui. São empresas de crédito que fazem esse levantamento, gerando o número final. Por exemplo: se você tiver muitos empréstimos/financiamentos, mesmo que pague por eles em dia, seu score será diferente de alguém que não os possui.

E esse score tem uma função primordial para os lojistas. Por quê? Eles acessam o sistema do Serasa e com o seu CPF, consultam a sua pontuação. Assim, descobrem se ela é suficiente para determinada atividade.

Como aumentar meu score?
Fonte: serasa

E por falar em Serasa, algo muito interessante com relação ao assunto envolve o fato de que, a própria pessoa pode fazer um cadastro no site em questão e assim consultar a sua pontuação.

Isso é muito comum quando a pessoa acabou de sair da ideia do nome negativado e quer acompanhar esse processo. Nesse caso, ela consegue ver, inclusive, o que fez com que seu score diminuísse ou aumentasse. E tudo de forma gratuita. Tanto que, o sistema, que também é conhecido como Boa Vista, permite uma divisão para saber se o seu score é bom ou não. E assim, colocar em prática como melhorar o score do CPF. Em sequência, você conhecerá essas possibilidades.

Melhorando seu score

cpf
Fonte: Sucess Magazine/Reprodução

Para aprender a como melhorar o score do CPF, um dos pontos é compreender a pontuação citada anteriormente.

Se o seu score estiver entre 0 e 300, por exemplo, ele é considerado baixo e as chances de inadimplência são grandes. Assim, a empresa que verifica essa questão não terá interesse em vender para você. Porque ela poderá acabar tendo problemas na hora de receber. Quando se consegue crédito na praça com essa pontuação, os juros oferecidos passam a ser muito mais altos. Já que, o risco é maior, então, o valor que a instituição receberá também será, se der algo errado.

Já scores que vão de 301 a 699, são considerados com riscos médios. Nesse caso, é um pouco mais fácil conseguir crédito, mas, os juros são intermediários. É o caso daquela pessoa que está em processo de estar com o nome limpo, as contas pagas, mas, precisa se atentar a quantidade de gastos ou coisas parceladas.

O score que vai de 700 a 899 é um score bom, com risco baixo. Os limites de crédito para esse perfil costumam ser altos e os juros menores. Mas, não tão bons quanto o último caso, com pessoas com score entre 900 e 1000. No caso delas, a sua pontuação é considerada excelente e assim, as chances de essa pessoa ser inadimplente são quase nulas. O que faz com que ela consiga comprar o que quiser, dentro do seu orçamento. Além da possibilidade de crédito alto, nesse caso, os juros são mínimos na maioria dos casos.

Mais sobre o seu CPF e especificidades

como melhorar score CPF
Fonte: Consumer Financial/Reprodução

Para quem quer aprender a como melhorar o score do CPF e saber, por exemplo, quando será possível ter um cartão de crédito, há especificidades com relação a isso. Dentro de um limite razoável, normalmente o score acima de 600 ganhará crédito. Mas, não é uma regra. Dependendo do banco e das possibilidades oferecidas, isso pode variar.

Ainda sobre um passo a passo para aumentar rapidamente o seu score, algumas dicas serão trazidas agora. Pague suas contas atrasadas, negocie com seus credores, limpe seu nome. E mantenha suas contas em dia. Viu que é tudo o que já tinha sido dito antes? Isso porque, não existem segredos quando o assunto é esse. Você só precisa se livrar das contas e não fazer novas. Uma questão além é aprender a poupar. Inclusive, no final desse artigo, você conhecerá mais sobre a ideia da poupança e suas possibilidades.

Score alto
Fonte: serasa

Mas, antes disso, vale lembrar de mais algumas coisas. Apenas cuide com a ideia daquelas promoções que fazem com que você melhore seu score. Elas podem ser até positivas se você precisa rapidamente melhorar a sua pontuação para fazer algum empréstimo/financiamento. Mas, a longo prazo, pode não ser vantajosa. Por isso, analise bem a proposta feita e se você realmente precisa/depende dela. Diferente disso, não vale à pena. Isso porque, a sua saúde financeira conquistada aos poucos pode ser bem mais positiva para seu score do que uma transação automática.

Agora, além do conteúdo que já leu, você pode ainda saber mais sobre uma possibilidade de poupar o seu dinheiro. Que é pela caderneta de poupança: saiba tudo sobre!

Postagens relacionadas