Piores investimentos: quais são e como evitá-los?

piores investimentos
1 vote

Quando o assunto são investimentos, as pessoas tendem a pensar que, qualquer forma de investir é uma boa ideia. Mas, a verdade é que não é bem assim. Tanto que, existem alguns, chamados de piores investimentos, que devem ser evitados ao máximo. Ou então, você pode acabar perdendo bastante dinheiro.

Mas, não se preocupe, já que, a partir de agora, você conhecerá muitas opções com relação ao tema.

investimentos
Fonte: Bitcoin News/Reprodução

Assim, compreendendo quais são as melhores e piores opções quando o assunto é fazer investimentos.

Ainda mais atualmente. Já que, nunca antes se falou tanto sobre investir e formas de conseguir ter bons resultados. O que ocorre é que, hoje, a internet proporciona muitas possibilidades. E, quanto mais estas forem bem aproveitadas, melhor. Por isso que, deixar todo o dinheiro guardado na poupança, que antes parecia bem vantajoso, hoje já não é mais a melhor opção. Devido a tantas possibilidades que foram surgindo.

Com relação à definição de investimento, saiba que é, basicamente, a aplicação de recursos com o objetivo de fazer com que eles rendam mais. Há quem diga ainda que quando se sabe investir bem e fugir dos piores investimentos, o dinheiro passa a trabalhar para você. E é exatamente isso. Já que, a sua única função, depois de aplicar bem, será de aocmpanhar os rendimentos.

Mais sobre os piores investimentos

piores investimentos
Fonte: Money Crashers/Reprodução

Porém, mais uma vez é preciso enfatizar que, isso se você fugir dos piores investimentos e souber investir certo. Diferente disso, não será possível. Imagine que, quando você investe, seu dinheiro é emprestado a uma instituição financeira, que paga valores bem atrativos por isso.

O mesmo acontece quando alguém tem um empréstimo com o banco. Se paga juros em cada parcela, certo? Mas, quando você investe certo, quem passa a receber os juros é você. E não mais pagar por ele.

Porém, que fique claro que há uma diferença entre investir o seu dinheiro e faezr uma aplicação financeira. O investimento é quando você empreende. Entende sobre o assunto, trabalha com o valor. Já a aplicação é uma espécie de intenção de receber um valor por determinada ação adquirida.

Existem ainda os falsos investimentos, que se enquadram nos piores investimentos. Como, por exemplo, comprar um carro. No início, tudo é lindo e ilusório. Pois, é o carro dos seus sonhos. Então, valores absurdos são pagos por ele. Quando, na verdade, ele só tende a desvalorizar. Portanto, caso tenha um dinheiro e queira investir, fuja da opção de comprar um carro para isso. Só de retirá-lo da empresa que o vendeu, você já perderá alguns mil reais.

A menos, é claro, que o veículo seja comprado para trabalhar. Sim, nesse caso é um investimento e tanto.

Títulos de capitalização também se encontram entre os piores investimentos. Principalmente pelo fato de que muitas pessoas são enganadas com essa opção. Isso porque, os rendimentos são mínimos e quando se quer resgatar os valores antes, as taxas são inviáveis. Por isso, fuja dessa opção. Há quem compare esta opção com os famosos jogos de azar.

Conheça melhor os investimentos

piores investimentos
Fonte: M1 Finance/Reprodução

Ainda entre o que se encaixa entre os piores investimentos encontra-se o marketing multinível. Que é aquele em que as pessoas usam a ideia da internet para ganhar dinheiro. Uma espécie de pirâmide. Que se você convidar essa e aquela pessoa, ganhará dinheiro. Fuja dessa opção. Até pelo fato de que, no início, pode até dar certo com um grupo de pessoas. Mas, e depois? Não é algo que continuará rendendo.

Mais um entre os piores investimentos, inclusive já citada, é a poupança. Apesar de muito antiga e considerada segura, ela não rende praticamente nada. É claro que, se falarmos sobre valores bem altos depositados nela, o que se ganhará é maior. Mas, não é a realidade da maioria. Um dos únicos lados positivos dela é que os valores que se ganham não precisam ser declarados. Isso diminui impostos, gastos. Porém, é a escolha de muita gente ainda, por falta de conhecimento de outras opções. Principalmente no caso das pessoas mais velhas, muitas vezes sem acesso à internet e possibilidades.

Por isso, se puder, evite deixar o seu dinheiro na poupança. Deixe apenas se não tiver outra opção.

Detalhes sobre formas de investir e não investir

investir
Fonte: Investore/Reprodução

Achou que acabou? Não. O consórcio também se encaixa como um dos piores investimentos e a explicação é simples. Ele acaba demorando muito tempo para te dar “retorno” e este é quase nulo. Sim, até ocorre a opção de você poder ser contemplado/sorteado e assim, ter acesso ao valor antes. Mas, hoje, isso se torna possível apenas com lances bem altos, que são dados como forma de juros. Ou seja, parece um benefício, mas, você está pagando caro por isso. Então, não é uma boa opção. Não mesmo.

A menos que você queira guardar dinheiro e não tenha pressa. Exemplo: você tem vinte anos e com trinta, pensa em construir. Então, fará um consórcio de dez anos para juntar o valor da casa, porque não tem o hábito de guardar dinheiro. Nesse caso, será ótimo. Já que, será uma espécie de conta que tem todo o mês para pagar.

Apenas lembre-se de que, se consórcio fosse tão bom assim, não teriam tantas pessoas vendendo os seus na metade do caminho.

Nesse momento, você terá algumas dicas para escolher o melhor investimento. A primeira delas é nunca fechar nada na hora. Sempre pense sobre, explore. Assim, não se arrependerá. Isso porque, não dá para confiar em ninguém. principalmente em quem vem com propostas atrativas demais. Quando fechar algo, leia tudo. Desde as maiores, até as menores letras. Isso porque, detalhes fazem toda a diferença em meio a esse processo. Assim, depois de pesquisar muito e ler tudo que envolva o processo, sim, é hora de decidir. E então, lucrar com a decisão. Se esta for a sua opção. Afinal, não tem erro: basta fugir dos piores investimentos.

Agora, chegou o momento de aprender a: economize dinheiro ganhando pouco!

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *