Prazo limite para estorno de cartão

prazo limite estorno de cartão
0 votes

Você sabia que existe um prazo limite para estorno de cartão? Seja esse de débito ou crédito? É isso mesmo. Muitas pessoas pensam que não existe prazo e que, em qualquer momento podem solicitar o estorno. Mas, isso não é verdade.

prazo estorno de cartão
Fonte: JBKlutse/Reprodução

Por isso, conhecer esses prazos e saber exatamente como as transações que envolvem esse assunto funcionam, é essencial. Lembrando que, existem especificações tanto para o débito, quanto para o crédito.

Para que seja possível compreender melhor a questão, pense em um exemplo na prática. Você está em um estabelecimento e precisa passar o cartão no débito. Mas, acaba dando um problema na máquina/conexão e é preciso repetir a operação. Nesse caso, o valor é devolvido na hora? A resposta é não.

Isso mesmo. E não adianta fazer barraco, reclamar, que o dinheiro provavelmente não será devolvido na hora. O que normalmente acontece é que a empresa te ofecerecerá mais um produto pelo valor. Se for de seu interesse, ok. Se não, eles tem trinta dias para fazer o estorno.

Caso você só perceba que isso aconteceu depois, quando já estiver em casa, a dica é ligar para o seu banco e solicitar o estorno. Você explica toda a situação e eles providenciarão a transação. Que pode acontecer no dia seguinte ou no trigésimo dia. Já que, há trinta dias para ser realizado.

Entendendo os prazos do estorno

estorno cartão
Fonte: Milesopedia/Reprodução

Porém, é importante ressaltar que, algumas instituições contam com prazos diferentes. Por isso, na hora que for fazer a ligação para falar sobre o prazo limite para estorno de cartão, aproveite e questione a instituição sobre ele. Assim, não terá maiores problemas e nem ficará ansioso(a) verificando quando e como o dinheiro será estornado.

É claro que, algumas pessoas podem pensar ainda: “mas para que tanta preocupação com um valor pequeno desse?”, quando a duplicidade acontece com trinta, quarenta reais. Mas, e se for um valor bem alto? Alguns mil reais?

Por falar em pequenos valores, outro detalhe é que, muitas pessoas nem chegam a acompanhar seu saldo na conta ou ainda, a fatura do seu cartão de crédito. Então, o que ocorre muitas vezes é que essas duplicidades ocorrem e as pessoas nem ficam sabendo.

Por isso a importância de se organizar financeiramente e se atentar a todos os detalhes. Só assim será possível perceber essas questões. Mais uma dica é que, na hora da compra, quando a máquina apresentar problema e parecer não ter finalizado a transação, acompanhar pelo seu aplicativo do bando naquele momento se deu certo ou não. Assim, é mais fácil resolver, pois tudo será comprovado momentaneamente.

Outro fator é que, caso o banco te dê um prazo para estorno e este não seja cumprido, o Procon pode ser acionado. Assim, o seu problema será resolvido de outra forma. Mas, normalmente, o estorno acontece da forma como foi combinado.

Já no caso do cartão de crédito, as coisas funcionam de uma forma um pouco diferente e serão explicadas a seguir.

Estorno de cartão de crédito

prazo limite estorno de cartão
Fonte: Medici/Reprodução

Para prazo limite para estorno de cartão de crédito, as coisas mudam. Isso porque, muitas vezes as transações ocorrem devido ao cartão ter sido clonado. Nesse caso, o primeiro passo é fazer o bloqueio do cartão. Assim, isso impedirá que outras compras aconteçam.

Muitas pessoas ficam nervosas e não sabem o que fazer ou pensam como pagarão a fatura que foi gasta por terceiros. Mas, a verdade é que não há com o que se preocupar. Todas as compras feitas pela pessoa que comprou o cartão, serão descontadas. E você não arcará com nenhuma despesa que não foi você quem fez. Claro, se isso for identificado. Mais uma vez existem o caso das pessoas que não acompanham suas faturas e assim, acabam não se dando conta.

Porém, no caso dos cartões clonados, isso dificilmente acontece, uma vez que as compras costumam ser altas ou feitas em lugares específicos. Como no Uber e Ifood, por exemplo. Então, se a pessoa não faz uso dessas opções, facilmente percebe o ocorrido.

O procedimento é o mesmo que no débito: ligar para a operadora. Com todas as informações em mãos, para facilitar o atendimento. Então, é exposto tudo o que aconteceu e a operadora fica responsável por cancelar os débitos. Quanto antes você perceber, melhor.

Mais sobre o prazo limite para estorno de cartão

prazo limite estorno de cartão
Fonte: CNN/Reprodução

Você terá então o seu pedido passando por uma análise e, em um prazo que é de normalmente trinta dias também, o valor é estornado. Portanto, o prazo limite para estorno de cartão é o mesmo. O que muda de uma coisa para outra são detalhes.

Algumas empresas já trabalham com a questão do estorno praticamente automático. Mas, isso não é uma regra. Depende da instituição. No caso do crédito, o problema costuma ser resolvido mais rápido, justamente pela facilidade das transações. Afinal, o dinheiro não é devolvido, não há esse procedimento. O item apenas é retirado da fatura do cliente. A título de curiosidade, a pessoa que clonou o cartão e recebeu o produto, continuará com ele. Ou seja: você é a vítima e se estressa com a questão, corre o risco de ter que pagar uma fatura que não gastou e ainda quem sai ganhando é ele.

Porém, vale lembrar que, se a sua fatura estiver perto do fechamento e você acabar tendo que arcar com os valores gastos, na próxima, o valor será descontado.

Isso acontece também com as pessoas que acabam comprando algo e depois devolvem e pedem o valor de volta. Nem sempre ele virá descontado na fatura atual.

Porém, nos casos de arrependimento da compra, há regras específicas. Uma delas é que normalmente são sete dias para que o cliente possa solicitar o dinheiro de volta. Depois desse tempo, dificilmente é possível realizar a transação.

Viu que não é difícil compreender o prazo limite para estorno de cartão? Só é necessário que se tenha um pouco de paciência e pronto.

Agora, leia sobre tipos de nota promissória: conheça!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *