Tipos de Nota Promissória: conheça pro-soluto e pro-solvendo

1 vote

Você sabe o que é uma nota promissória? Já ouviu falar sobre os tipos de nota promissória existentes? Pois saiba que, caso a resposta seja não, chegou a hora de explorar o assunto.

tipos de nota promissóra
Fonte: Ortiz e Ortiz/Reprodução

Um dos pontos que precisa ser citado desde o início é o de que, diferente do que muitas pessoas pensam, a nota promissória não é algo que só era usado antigamente. Ainda hoje ela é uma opção vantajosa para as partes da negociação.

A nota promissória funciona como uma espécie de garantia de pagamento. O papel “garante” que, tal quantia será paga no dia específico, combinado. E, existem dois tipos de nota promissória. Por isso, conhecer as opções é importante no sentido de saber a forma correta de preencher o documento.

Em sequência, você conhecerá as duas opções quando o assunto são tipos de nota promissória existentes.

Mas, antes disso, é importante que, esta seja uma opção usada apenas em último caso. Imagine, por exemplo, que você tenha uma loja de roupas. Se vender para todos através da nota promissória, as chances de isso poder causar até falência para o seu negócio, é grande.

Afinal, é uma espécie de: vender fiado. Por isso, tome cuidado. Lembre-se que é apenas uma opção para últimos casos. E com pessoas em que confie.

Saiba mais sobre as notas

Nota promissória
Fonte: Novastan/Reprodução

Agora chegou a hora de se falar sobre os tipos de nota promissória existentes. Uma delas é a nota promissória pro-soluto. Já ouviu falar sobre ela? A opção existe, mas, nem sempre é a escolhida. Isso porque, o credor não pode voltar atrás quando esta é escolhida, mesmo que, quem deve, não pague. Nesse caso, tudo é resolvido judicialmente, pela execução de títulos.

Já a nota promissória pro-solvendo é mais simples. O valor do contrato pode ser extinguido pelo credor e problema resolvido. Mas, calma, se você chegou até aqui e queria mais especificações sobre cada uma delas, terá em sequência.

Porém, a dica é: quer algo simples, tanto para preencher, como para resolver? O valor é baixo e é tranquilo? Promissória pro-solvendo. O valor é mais alto e você acha que poderá ter problemas? Promissória pro-soluto.

Agora, você vai entender um pouco sobre como funciona o preenchimento das promissórias.

Em meio a este preenchimento, costumam aparecer dois termos. O subscritor promitente-devedor, que é a pessoa que está solicitando o empréstimo em questão e que possui como responsabilidade pagar na data acordada. E o beneficiário ou ainda o promissário-credor. Que é a pessoa que empresta o valor ou ainda, entrega o produto sem receber por ele naquele momento.

O devedor é quem normalmente emite a nota promissória. O título: nota promissória, deve aparecer no documento. Assim como o valor que será emprestado e o que será devolvido, de acordo com o que foi estipulado. Os nomes de quem empresta e de quem recebe também. Ainda, a assinatura do emitente, local e data do acordo.

Conheça mais sobre os tipos de nota promissória existentes

notas promissórias
Fonte: Legal Zoom/Reprodução

Apesar de parecer que não é tão segura assim… A nota promissória, caso não seja paga, terá ajuda da justiça para ser cobrada. Por isso é tão relevante entender os tipos de nota promissória e assim, fazer a escolha da melhor opção. Porém, também é importante citar que pode ser  um processo bem desgastante e que precisa de um advogado. Ou seja: custos envolvem a operação.

Ainda sobre o preenchimento, há mais alguns detalhes a serem considerados. Entre eles, o número da nota. Locais que usam bastante a opção, costumam numerá-las na ordem que vão saindo. Exemplo: 1, 2, 3.

Preste atenção em uma passo a passo do que será usado para preencher.

  • Data de vencimento da nota;
  • Valor da nota;
  • Cidade e estado do local de pagamento;
  • Nome do beneficiário;
  • CPF do credor;
  • Nome do emitente;
  • CPF do devedor;
  • Endereço completo do emitente, contendo a rua, número, complemento, bairro, cidade e estado.

Porque sim, alguns dos itens já tinham sido citados anteiormente. Mas, ter uma lista do que se vai precisar, é sempre relevante. Por isso, caso você seja uma das partes envolvidas, se atente a esses detalhes. Isso evitará futuras dores de cabeça que podem acabar surgindo. Saiba que, preencher a nota promissória de forma adequada é uma das partes mais importantes de todo o processo.

Esclareça as suas dúvidas sobre notas

tipos de nota promissória
Fonte: Sandy Petermann/Reprodução

Gostou do conteúdo até aqui? Assim, que tal mais algumas dicas sobre tipos de nota promissória?

Todavia, vale ressaltar que não costuma existir um valor específico para uma nota. Pode ser dez reais, duzentos, mil. Porém, sem dúvidas que quanto maior o valor, mais caro serão os juros e também, mais difícil será de cobrar caso o devedor não efetue o combinado.

Se tem um tempo de carência. O que isso significa? Foi feito um acordo que o pagamento seria feita dia 10. Mas, a empresa trabalha com um sistema em que dá trinta dias de carência. Durante esse tempo, quem deve pode efetuar o pagamento do valor, sem maiores complicações. Mas, depois disso, juros são cobrados e procedimentos tomados. Por isso que, caso você esteja lendo este conteúdo e seja o devedor, tente sempre deixar suas contas em dia. Mesmo que teve a necessidade da promissória, pague por ela. Isso evitará diversos problemas futuros. Principalmente financeiros.

Outro ponto é que há uma análise de crédito feita. Assim, a nota só é gerada após a aprovação da análise. Ou seja: o perfil do cliente é analisado. Afinal, saber se ele terá condições de pagar a dívida é essencial. Assim, problemas são evitados.

Apenas lembre de que, se tiver como pagar ou receber através do cartão de crédito, a nota promissória e os tipos de nota promissória existentes, devem com certeza serem deixados de lado. Pois, o cartão é uma segurança muito maior para ambas as partes envolvidas na negociação. Assim, focar nele é sempre a melhor opção.

Descubra agora dicas de como economizar dinheiro: conheça algumas!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *